Livro de Ezequiel com Padre Leonardo João

Setembro é um mês especial para a Igreja do Brasil, dedicado à reflexão sobre os livros sagrados. Este ano, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB escolheu o livro do Profeta Ezequiel, com o tema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14).

Para auxiliar nas reflexões, além do material fornecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Petrópolis, através da Webtv Amor Divino e suas redes sociais, apresenta um estudo sobre o livro conduzido pelo Padre Leonardo João da Silva.

Para ele, os vídeos semanais são “verdadeiros encontros bíblicos”, explorando o livro de Ezequiel com base na tradução da Bíblia da CNBB. No primeiro vídeo, ele introduz o livro e nos convida a estudá-lo, rezar e meditar sobre ele em família ao longo de setembro.

O Livro Reflete o Sentimento do Povo

Na introdução ao Livro do Profeta Ezequiel, Padre Leonardo João destaca que setembro é um período especial em que a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, focando este ano no Livro de Ezequiel, com o lema “Porei em vós meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14). Ele contextualiza o cenário histórico e espiritual do profeta, ressaltando o desespero e sentimento de abandono dos judeus deportados para a Babilônia após a primeira tomada de Jerusalém pelos caldeus em 597 a.C. “Eles se sentem afastados da presença de Deus e questionam Sua fidelidade e misericórdia”.

Padre Leonardo lembra que Ezequiel significa “Deus te fortalece”. O profeta, sacerdote em Jerusalém, foi deportado para a Babilônia e é conhecido por sua comunicação imaginativa, sendo chamado de “o homem que fala sempre em parábolas”. Diferente de outros profetas, Ezequiel usava ações simbólicas e mímicas para transmitir suas mensagens. “Ele previu o cerco e a queda de Jerusalém através de encenações, como abrir um buraco na parede para simbolizar a fuga dos habitantes”, comentou Padre Leonardo.

As ações excêntricas de Ezequiel capturaram a atenção dos exilados, provocando curiosidade e discussão. Com o tempo, suas mensagens foram reconhecidas como verdadeiras, especialmente após a queda de Jerusalém em 587 a.C.

Utilizando a edição da Bíblia traduzida pela CNBB, Padre Leonardo explica que o livro se divide em cinco partes principais: a vocação do profeta, o castigo de Jerusalém, o castigo das nações, a restauração do povo e o embate decisivo, e a nova Jerusalém e o povo restaurado.

O texto completo da reflexão do Padre Leonardo João pode ser lido acessando o link Mês da Bíblia 1

Mês da Bíblia no Brasil

O Mês da Bíblia no Brasil começou em 1º de setembro, com missa no Santuário Nacional de Aparecida, celebrada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Antônio Brustolin. Para Dom Leomar, a celebração do Mês da Bíblia em todo o Brasil é uma expressão de sinodalidade.

– Cada comunidade, a seu modo, unida às outras no propósito comum de tornar a Palavra de Deus conhecida, rezada, meditada e, principalmente, anunciada pelo testemunho autêntico de tantos fiéis comprometidos e encantados pela Escritura”, afirma.

Dom Leomar ressalta que, ao refletir sobre o testemunho do profeta Ezequiel, podemos responder ao convite do Papa Francisco para a preparação do Jubileu 2025. “O convite para que sejamos peregrinos de esperança nos faz ser como Ezequiel: arautos da esperança em meio àqueles que, porventura, possam ter se esquecido de Deus ou perdido o seu caminho”.

Além dos vídeos da Webtv Amor Divino com Padre Leonardo João, as pessoas interessadas em ampliar sua formação podem participar de uma formação online de 9 a 11 de setembro, às 19h30, transmitida pelas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional); Catequese do Brasil (@catequesedobrasil) e Edições CNBB.

No dia 9, o tema será “A esperança a partir do livro de Ezequiel”, com o professor e doutor Fábio Siqueira. No dia 10 de setembro, o tema será “A glória do Senhor a partir de Ezequiel”, com a professora e doutora Maria de Lourdes Lima. No último dia 11, o tema será “A conversão ecológica a partir de Ezequiel”, com o professor e doutor Matthias Grenzer.

Para saber mais, acesse os links a seguir:

Confira a programação do Mês da Bíblia 2024 – CNBB

Mês da Bíblia (edicoescnbb.com.br)

Arquivos Animação Bíblico-Catequética – CNBB

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis

Para mais informações ascom@diocesepetropolis.com.br

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ