Orientações para os Cantos do Tempo da Páscoa
“Na verdade, é digno e justo,
é nosso dever e salvação
proclamar vossa glória, ó Pai, em todo tempo,
mas, com maior júbilo, louvar-vos neste tempo,
porque Cristo, nossa Páscoa, foi imolado”– Prefácio da Páscoa I
Iniciamos, com o Domingo Páscoa, o Tempo Pascal que se estende e se encerra com a solenidade de Pentecostes. Toda a liturgia da Páscoa está centrada na pessoa de Jesus Cristo. E todo o Ano Litúrgico, toda a vida da Igreja, está centrada no Mistério Pascal.
Durante este tempo, o canto da Igreja é de exultação e de alegria, pois, ressuscitados com Cristo, cantamos sua glória e vitória sobre a morte, a qual também se realiza em nossa vida, nos abrindo e dando a vida eterna, como rezamos: “Ó Deus, por vosso Filho, vencedor da morte, nos abristes as portas da vida eterna” (oração da coleta da Missa do Dia da Páscoa).[1]
Cantamos o esplendor de uma luz que jamais se apagará e revigoramos nosso compromisso batismal: vivermos a vida nova dos filhos de Deus Pai e seguirmos fielmente o Cristo. Os cinquenta dias da Páscoa à Pentecostes são celebrados com alegria como se fossem um só dia de festa, como um grande domingo. Assim, principalmente nestes dias canta-se Aleluia.[2]
Para se bem celebrar esse Tempo litúrgico dentro de nossas comunidades, reunimos os seguintes pontos e orientações:
- As músicas litúrgicas devem expressar verdadeiramente o mistério de Cristo celebrado neste tempo, com a espiritualidade própria desse tempo litúrgico, expressa pelos textos bíblicos e orações da liturgia, e direcionados pelas Antífonas. Como Mistério Pascal é o centro da vida da Igreja, não se adequam cantos “genéricos”. Existem partes da missa que recebem cantos específicos deste tempo, com características próprias, como a aclamação “aleluia” em sua letra, por exemplo no rito da aspersão da água benta.
- O repertório litúrgico das músicas está intimamente ligado ao rito. Em algumas ocasiões, está acompanhando o rito, em outras é o próprio rito que é cantado. Portanto, deve-se consultar sempre o Missal Romano, e a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) a fim de se identificar o que é adequado para cada celebração e cada rito da mesma celebração. As Antífonas estão presentes no Missal Romano e no Lecionário, como outros subsídios para participação da Missa.
- O repertório litúrgico nutre-se das características próprias desse tempo. Sejam escolhidos cantos adaptados a este tempo e correspondentes, o máximo possível, com as antífonas, com as leituras, particularmente o Evangelho, e com os textos litúrgicos.
- Convém e incentiva-se a organização de subsídios, materiais de canto físicos ou e-books para a melhor participação da assembleia nos cantos e para seu conhecimento e formação.
- O toque dos instrumentos musicais é chamado a manifestar a alegria da vida eterna celebrada neste Tempo. Contudo, cuide-se do volume dos instrumentos que jamais poderão ocupar o primeiro lugar.
- O Aleluia volta a ser entoado sempre na Aclamação ao Evangelho com o versículo, a Antífona respectiva para cada dia.
- O hino do Glória também volta a ser entoado, nos Domingos e na Oitava da Páscoa, sendo cantado com a particular alegria vivida neste tempo.
- A solenidade da Páscoa, é a maior solenidade da fé cristã. Por isso, seja especialmente servida com os cantos do celebrante e da assembleia, especialmente aclamações, salmos, ladainha, partes fixas da missa e cantos que acompanham ritos com especial festividade e solenidade.
- A Páscoa do Senhor é o dia em que convém fazer uma ou outra aclamação a mais em canto, ou um e outro diálogo entre o sacerdote e os fiéis a mais em canto, por exemplo o sinal da cruz, saudação inicial, a benção final, a despedida etc.
- A Sequência Pascal seja, em primeiro lugar, cantada. Ela destaca e explica a solenidade celebrada.
- As antífonas, que podem ser adequadas com outros cantos apropriados, apresentam os seguintes textos para o Domingo de Páscoa: para a acompanhar a entrada, a antífona apresenta o texto “Ressuscitei, e sempre estou contigo…” (Sl 138,18) ou “Realmente, o Senhor ressuscitou..”. (Lc 24,34); para a preparação das oferendas: “A terra apavorou-se e emudeceu…” (Sl 75,8); e para a comunhão: “Nosso cordeiro pascal, Cristo…” (1Cor 5,7-8)[3].
- Os oito primeiros dias da Páscoa, a chamada Oitava da Páscoa, são celebrados como a solenidade de Páscoa, em que se canta o hino do Glória e a Sequência Pascal (facultativa).[4]
- Os dias de semana depois da Ascensão do Senhor, até o sábado antes de Pentecostes, inclusive, constituem uma preparação para a vinda do Espírito Santo.[5]
Pensando em propor um auxílio para bem celebrar e viver o Tempo da Páscoa, a Subcomissão de Música Sacra de nossa diocese preparou, além dessas orientações, um subsídio com sugestões de cantos escolhidos conforme os textos bíblicos e antífonas que podem ser utilizados dentro das celebrações litúrgicas e uma playlist para ajudar a conhecer os cantos deste tempo litúrgico. Ao final do arquivo do subsídio preparado, está a lista com as sugestões organizadas pelos momentos da celebração. Que seja oportunidade para também conhecer novos cantos e planejar como utilizá-los nas diversas assembleias e celebrações.
Organização do Subsídio:
- Cantos Opcionais
(Entrada, Aspersão, Apresentação das Oferendas, Comunhão e Final)
- Domingos da Páscoa
- Solenidade da Ascensão do Senhor
- Solenidade de Pentecostes
Vale ressaltar que nem todas as músicas do subsídio possuem uma gravação na plataforma digital, exigindo a pesquisa em outras plataformas e que as gravações podem possuir elementos que não se inserem e se adequam à celebração litúrgica e suas partes, como também à realidade de cada comunidade. O que exige nossa sensibilidade e discernimento no momento de executá-las na liturgia.
Desejamos que a celebração do Mistério Pascal, neste tempo, possa renovar nossa resposta ao chamado de Deus!
Abaixo estão disponíveis os links de acesso à playlist e ao subsídio de canto elaborado.
Subsídio de música – Páscoa (Subsídio de música – Páscoa – Opcionais e Domingos)
Playlist no Spotify: Páscoa – Tempo Pascal
Divisão das músicas (se encontra no final do arquivo do subsísidio)
Subcomissão de Música Sacra da Diocese de Petrópolis/ RJ
comissaodemusicasacra@diocesepetropolis.org.br
[1] Cf. CNBB, Guia Litúrgico-Pastoral, p.108.
[2] Cf. Diretório da Liturgia da Igreja no Brasil, 2025, p.90.
[3] Cf. MR, p.313 e Graduale Simplex, p.161.
[4] Cf. Diretório da Liturgia da Igreja no Brasil, 2025, p.90-91.
[5] Cf. Diretório da Liturgia da Igreja no Brasil, 2025, p.91.