LIMITES DA DIOCESE

Conforme o Cânon 369 do Código de Direito Canônico da Igreja Católica, “a diocese é a porção do povo de Deus que é confiada ao Bispo para ser apascentada com a cooperação do presbitério, de tal modo que, aderindo ao seu pastor e por este congregada no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua a Igreja particular, onde verdadeiramente se encontra e atua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica”.

Desde modo, quando uma diocese é criada, o Vaticano, conforme a divisão territorial de cada país e ouvindo os bispos, define quais territórios farão parte diocese.

Norte:
diocese de Valença (Municípios de Paraíba do Sul, Três Rios e Sapucaia) e Arquidiocese de Juiz de Fora, MG (Município de Chiador).

Oeste:
Diocese de Duque de Caxias (Município de Duque de Caxias) e Diocese de Valença (Municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes).

Sul:
Arquidiocese de Niterói (Município de Itaboraí) e Arquidiocese do Rio de Janeiro (Baía de Guanabara).

Leste:
Diocese de Nova Friburgo (Municípios de Sumidouro, Nova Friburgo e Cachoeira de Macacu).

Superfície e População

Superfície de 2.880 Km2 com 833.324 habitantes (estimativa para 2020, segundo o IBGE), assim divididos:

Região litorânea:

Municípios de Magé e Guapimirim.

Altitude Média: 10 m;

População: 307.821 habitantes (Estimativa IBGE 2020).

Região Serrana:

Municípios de Petrópolis e Teresópolis.

Altitude média: 950 m;

População: 490.918 habitantes (Estimativa IBGE 2020).

Região da Vertente do Paraíba:

Municípios de Areal e São José do Vale do Rio Preto.

Altitude média: 450 m;

População: 34.585 habitantes (Estimativa IBGE 2020).

* Pertencem a esta região o distrito de Inconfidência (Município de Paraíba do Sul) e o distrito de Bemposta (Município de Três Rios).