PAVILHÃO DA DIOCESE

O Pavilhão da Diocese de Petrópolis segue as linhas normativas encontradas na do Vaticano. Trata-se, portanto, de uma bandeira com dois campos significativos, na proporção vexilológica de 2:1.

Nesse campos são depositadas as cores diocesanas, o azul e o branco, que representam na arte heráldica, pureza, formosura, incorruptibilidade, virtude, zelo e lealdade, sendo estas características dadas à Virgem, padroeira da Diocese, venerada sob o título de Nossa Senhora do Amor Divino.

Sobre o segundo campo, o branco, repousa o brasão diocesano, cuja simbologia heráldica já fora apresentada no capítulo anterior.

A bandeira e o brasão foram aprovados pelo bispo diocesano. Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 13 de abril de 2013, data comemorativa do 67° aniversário de criação da Diocese de Petrópolis.