BRASÃO

A Diocese de Petr6polis, fundada em 13 de abril de 1946, nasceu sobre o alicerce da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e sob a proteção de Nossa Senhora do Amor Divine. Assim, o seu brasão faz referênda a história fundante, sendo ele repartido pela Cruz do Redentor, símbolo da fé cristã, repousada sobre um campo azul, cor que representa pureza, formosura, incorruptibilidade, virtude, zelo e lealdade, características da Virgem.

A Cruz, sobre o campo do brasão, o divide em quatro, simbolizando os quatro decanatos diocesanos. –Sobre a cruz, doze círculos heráldicos se voltam para o decimo terceiro, maior, sendo este o Marco Central, simbolizando, respectivamente, Jesus e os Doze Apóstolos. A cruz, decor branca marmorial, recorda aquela a qual abraça São Pedro de Alcântara, na Catedral de Petrópolis.

reduzida1 brasão finalização DDP COR 1m

Símbolos heráldicos nos falam da história e da geografia da Diocese. Os campos superior esquerdo e inferior direito trazem, cada um, três flores-de-lis, cuja soma representa as seis cidades que compõem a Diocese de Petrópolis, protegidas pela Virgem do Amor Divino, heraldicamente representada pela flor-de-lis. Os campos superior direito e o inferior esquerdo, vem com o símbolo heráldico que representa a rocha, as serras e as baixadas, indicando a topografia da região, aludindo a grandeza, a sabedoria, a nobreza e a firmeza, virtudes que devem ser cultivadas por todos os cristãos da Diocese. A estrela sobre os montes significa que a luz e capaz de vencer as trevas da noite, indicando-nos o luminoso caminho do futuro, lembrando que sob a firme orientação da estrela, os diocesanos caminharão seguros ao encontro de Cristo. Essa estrela nos lembra, ainda, o nome da serra que serviu de via para a fundação da cidade de Petrópolis, sede da Diocese. As figuras que estão sobre os campos do brasão são douradas, simbolizando a nobreza e a grandiosidade daquilo que foi querido por Deus.

A frase que sustenta o brasão, Super Hane Petram (“sabre esta pedra construirei a minha igreja”- Mt. 16,18), nos lembra a influência de quatro pilares inspiradores: a figura de Dom Pedro II, que fundou Petrópolis em 16 de março de 1843; depois, a de São Pedro de Alcântara, padroeiro de  Petrópolis; em seguida, recorda-nos Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, seu primeiro bispo  e, finalmente, lembra-nos o Apóstolo Pedro a quem Jesus colocou como rocha sobre a qual edificaria a sua igreja. Sobre uma elevação rochosa de granite, onde se encontra Petrópolis, Deus fez nascer uma bela cidade, sede da nossa amada Diocese.