A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, em Teresópolis, terá a missa celebrada utilizando o altar, usado pelo Papa Francisco, na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, na cidade do Rio. Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, disse que “para nós é motivo de grande alegria saber que a celebração eucarística de encerramento da nossa Jornada Diocesana da Juventude será celebrada no mesmo altar que o Papa Francisco utilizou durante a JMJ Rio 2013”.
Para o bispo, a utilização do altar é um sinal claro de unidade com o Sumo Pontífice. “Sua utilização nos remete à unidade com o Santo Padre, o Papa, confirmando que nossa Jornada não é uma celebração somente da Diocese de Petrópolis, mas é sinal da universalidade da Igreja de Cristo, sempre guiada pelo Espírito Santo, ao encontro do único Senhor, num testemunho de sinodalidade e universalidade. Não tenho dúvida de que será uma grande demonstração de fé e amor a Deus, manifestando uma igreja viva e jovem”, comentou o bispo.
O coordenador da JDJ/Teresópolis, Padre Marcelo Alvarenga comentou que a “Jornada Diocesana da Juventude celebra os 10 anos da JMJ Rio. A Jornada Mundial da Juventude no Brasil, marcou profundamente o coração de todos aqueles que participaram, marcou o coração de todos os brasileiros ao receber a presença do Santo Padre, sendo que, naquele momento, foi a primeira visita do Papa Francisco a um país, logo após a sua é a sua eleição como papa”.
Além deste fato, Padre Marcelo Alvarenga lembra que, em 2012, o então Papa Bento XVI abriu o Ano da Fé e que, ao final da JDJ Teresópolis, o bispo diocesano fará a abertura do Ano da Fé da Diocese de Petrópolis. “Outra curiosidade foi também realizada durante as celebrações do ano da fé que foi aberto pelo Papa Bento XVI em 2012 e encerrado pelo Papa Francisco em 2013. Nossa Diocese, celebrando dez anos após a Jornada Mundial da Juventude, também irá abrir o seu Ano da Fé. É uma feliz coincidência e dentro de tudo isso nós temos a alegria de receber o altar que foi usado pelo Santo Padre, na celebração da missa de encerramento da JMJ Rio 2013”, comentou o coordenador da JDJ.
Padre Marcelo Alvarenga explicou o porquê da alegria e do grande significado da Diocese de Petrópolis receber o altar usado pelo Papa Francisco. De acordo com ele, o altar é exatamente o lugar central da fé católica, onde acontece o mistério da fé, a paixão de Jesus, onde Cristo se faz presente em corpo e sangue “diante dos nossos olhos e que depois nos alimenta na eucaristia. É uma graça muito grande de fato receber um pouquinho da presença do Santo Padre recebendo o altar usado por ele para celebração da eucaristia, o lugar tão importante também para nossa JDJ. É uma honra para nossa Diocese receber essa peça tão Bela e tão significativa, onde nós iremos renovar o mistério da nossa fé e abriremos o nosso Ano da Fé em torno da eucaristia” afirmou Padre Marcelo Alvarenga.
A JDJ tem início no dia 7 de setembro, a partir das 14h, com a chegada dos jovens em Teresópolis, às 16h30, momento de animação com o missionário Astromar e a Banda Frutos de Medjugorje, seguindo com a primeira pregação, às 17h com o missionário da Canção Nova, Emanuel Stênio com o tema “Sentido da vida: somos o sim que o jovem rico não deu”.
A abertura oficial da JDJ Teresópolis acontece às 18h, com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada pelos padres diocesanos e religiosos. Após a celebração, acontece o Lual da Juventude, com louvor conduzido pela Comunidade Kairós e pregação com Joaquim missionário da Comunidade Olhar Misericordioso.
Mais informações no site www.jdjteresopolis.com.br e no Instagram da @jdjteresópolis.