Depois de uma semana de aprofundamento no Espírito Santo, os seminaristas participantes do 35º Retiro Nacional de Seminaristas (Renasem) Estadual 2024, que teve como tema “Todos bebiam dessa pedra espiritual, e essa pedra é Cristo” (cf: 1Cor10,3-4), encerraram, no dia 19 de julho, o encontro com missa na Catedral São Pedro de Alcântara. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado e concelebrada por diversos sacerdotes diocesanos e de outras regiões do Estado.
Durante sua homilia, Dom Joel falou de sua alegria em ver os seminaristas reunidos na Catedral, Igreja Mãe da Diocese e com missa votiva do Espírito Santo. “Quem viveu a semana toda o Renasem, vai viver ainda mais essa experiência e espiritualidade do Espírito Santo que é uma marca da Renovação Carismática Católica”.
Dom Joel afirmou ainda que sem o Espírito Santo nada acontece, comentando ainda que de tudo vivido ao longo de uma semana, o que fica é a atitude profunda de fé. “Ouvir o que o Espírito tem a nos dizer, o que fala a nós e a Igreja é fundamental, pois sem ele nada fazemos. Os frutos do Espírito Santo são incontáveis. Se quisermos ser bons sacerdotes e cristãos aprendamos a ouvir o que o Espírito nos diz”, ressaltou o bispo diocesano.
Leia mais: Dom Orani presidiu a missa de abertura do Renasem Estadual em Petrópolis