Padres do Decanato São José de Anchieta promovem uma manhã de espiritualidade

No dia 21 de dezembro, sacerdotes da Diocese de Petrópolis que atuam no Decanato São José de Anchieta reuniram-se para uma manhã espiritualidade. O retiro teve como tema: “A misericórdia na vida sacerdotal”. O tema escolhido pelos sacerdotes tem como principal objetivo aprofundar o ministério sacerdotal na ótica do Ano Jubilar da Misericórdia iniciado no último dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

Ai8rWEEjil-BQeX_oE0WgUmm5WOdhBTyqiOQnfRyEWNM O retiro ocorreu na Igreja de São José de Anchieta, local conhecido como Poço Bento, pois conta a história que o Venerável São José de Anchieta passou pela aquela região e abençoando o poço que lá existe até hoje transformou por graça de Deus a água que antes era salobra em água potável. Devido esta devoção o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB unido ao seu clero escolheu este local para ser uma das portas santas do Ano Jubilar da Misericórdia.

O retiro contou com a contribuição do Pe. Jair Aparecido de Oliveira, Sacerdote da Congregação Canossiana no Brasil, hoje atual pároco da Paróquia de São Sebastião em Piabetá, Magé. Pe. Jair, convidado pelos sacerdotes do decanato a ser o pregador ajudou os sacerdotes a mergulhar o mistério de sua vocação. “O Sacerdote é chamado por sua vocação específica a ser o dispensador da misericórdia divina conferindo a todos os fiéis os sacramentos de cura e de santificação”.

AtGGDXNLWnyB8VHxjWWhwMliz09jUKsGKjE0ZapkbfivAo encerrar sua pregação Pe. Jair convidou seus irmãos no sacerdócio a interiorizar de forma ainda mais plena o tema proposto através de um deserto, para ouvir no silêncio de seus corações e mentes a voz de Deus, que chama a todos a conversão e ao reconhecimento de sua miséria humana. E ao final do deserto os sacerdotes em um gesto de profundo amor, caridade e humildade administraram uns aos outros o sacramento da confissão.

A manhã de espiritualidade encerrou com a adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Neossacerdote, Pe. Janderson Ferreira de Souza, vigário da Paróquia de São Pedro em Pedro do Rio, Petrópolis. Durante a adoração os sacerdotes rezaram o oficio das leituras, promovendo a fraternidade sacerdotal em união com toda a Igreja que reza unida através de sua liturgia.

Os Sacerdotes também passaram pela Porta Santa aproveitando a ocasião para lucrarem a as indulgências e as oferecendo por suas fiéis.

O dia encerou com um almoço oferecido pela Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Magé, que com grande alegria todos os sacerdotes. Pe.João Marcos José vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Piabetá, falando em nome do clero agradeceu a paróquia por tamanho carinho e zelo com seus irmãos no sacerdócio.

Pe. Leonardo Tassinari, decano do Decanato São José de Anchieta agradeceu o Pe. Jair A. de Oliveira por se deixar moldar por Deus e se tornar instrumento de graça para todos os seus irmãos no sacerdócio.