Padre Ernande assume Paróquia de São José do Rio Preto com foco na escuta, serviço e amor

Na festa de São Germano de Paris, 28 de maio, Padre Ernande Nascimento tomou posse como Pároco de São José do Rio Preto, no município de São José do Vale do Rio Preto, sendo apresentado como Vigário Paroquial Padre Rafael Soares. A missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Joel Portella Amado, teve a presença do Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo Cesar, e do também Vigário Paroquial de São José, Padre Daudt Cordeiro, além de outros sacerdotes e diáconos da Diocese.

Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis

Com o fim dos atos canônicos de início do ministério sacerdotal, o novo pároco de São José do Rio Preto, Padre Ernande, expressou gratidão pela acolhida e delineou os pilares de seu trabalho: escuta, serviço e amor. Dirigindo-se a Dom Joel, aos fiéis e amigos presentes, incluindo membros da comunidade São Pedro, em Teresópolis, Padre Ernande destacou que, em sua nova missão, seguirá o mesmo caminho que o inspirou na Paróquia São Pedro: o Salmo 99 (100), fio condutor de seu sacerdócio em ambas.

“O Salmo 99 é o salmo da minha vida, e é com esse tema que eu quero viver o meu sacerdócio nesta Paróquia, assim como vivi na Paróquia de São Pedro”, afirmou o padre, citando versos que falam sobre servir ao Senhor com alegria e júbilo.

Ele explicou que sua abordagem pastoral na Paróquia de São José será, primeiramente, de “fazer a escuta”, algo que considera “muito importante”. Em seguida, virá o “servir” e, por fim, “amar de todo o meu coração”. Padre Ernande usou a metáfora de uma vela acesa para descrever sua dedicação: “Quero realmente ser como uma vela acesa que se gasta nesse altar, quero também ser uma vela acesa que está se gastando para vocês, servir a todos, sem distinção”.

Padre Ernande relembrou suas experiências pastorais anteriores, tendo servido nove anos na Paróquia da Imaculada Conceição de Raiz da Serra, doze anos na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, e sete anos na Paróquia São Pedro, em Teresópolis. Ele manifestou o desejo de servir a comunidade de São José do Rio Preto com a mesma dedicação.

Um pedido especial foi feito à comunidade: orações. “Para isso tudo acontecer, é necessária uma coisa: vocês também rezarem por esse pobre homem. A gente precisa de oração”, pediu, incluindo também o Padre Rafael em sua solicitação.

O padre aproveitou a ocasião para agradecer à Paróquia de São Pedro pelos sete anos vividos juntos, expressando carinho e assegurando que jamais se esquecerá deles, assim como não esqueceu de Magé e Raiz da Serra. Dirigindo-se à Paróquia de São José, agradeceu a calorosa acolhida.

Padre Rafael Soares retorna à paróquia, o seu ‘primeiro amor’

Padre Rafael Soares expressou sua alegria ao retornar à Paróquia de São José do Rio Preto, local que ele definiu como seu “primeiro amor”. O padre, que passou os últimos três anos na Paróquia de São Pedro, em Teresópolis, relembrou sua primeira passagem pela comunidade há 21 anos.

“Realmente, primeiramente, gostaria de agradecer a todos: aos irmãos sacerdotes e a todo o povo de Deus, especialmente a esta tão amada Paróquia de São José do Rio Preto e à querida Paróquia de São Pedro, em Teresópolis, onde estive nos últimos três anos”, disse Padre Rafael.

Ele compartilhou uma conversa com Dom Joel, na qual refletiu sobre o significado de seu retorno. “Como eu falava com Dom Joel, esta foi minha primeira paróquia. Eu dizia que era como estar de volta ao primeiro amor. Voltar para cá era como voltar ao primeiro amor”.

Padre Rafael também dedicou palavras à comunidade de São Pedro. “Agradeço muito a Deus também por esses três anos na Paróquia de São Pedro. Vocês estão para sempre no meu coração, nas minhas orações”, afirmou.

« of 5 »

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *