Escola Diocesana Bíblico-Catequética é apresentada na Assembleia Diocesana

Durante a Assembleia Diocesana, no sábado, 14, em Teresópolis, foi apresentada a Escola Diocesana Bíblico-Catequética, que começará seus trabalhos a partir de fevereiro de 2016. O assessor diocesano da Catequese, Padre Antônio Carlos Cardoso, falou sobre o projeto e como funcionará.

“Os Documentos da Igreja, desde o Concílio Vaticano II, falam da importância da formação do catequista e das lideranças dos leigos em geral”, manifestou o sacerdote, destacando que a escola será aberta a todos que tiverem interesse em participar.

Segundo Pe. Antônio, na formação, serão trabalhadas as seguintes áreas: doutrinal e bíblica; espiritual; humana e comunitária; e capacidade de comunicar a Palavra de Deus.

“A escola diocesana, no primeiro momento, terá o programa de cerca de dois anos e meio. Será um curso básico, com diversos módulos de oito aulas de 45 minutos. Serão trabalhados nesses módulos: Credo, Liturgia e Sacramentos, Moral, Sagrada Escritura, Documentos da Igreja, Diretório Geral de Catequese e Documento de Aparecida, Didática”, explicou.

Além disso, Pe. Antônio informou que a cada ano haverá um retiro de fim de semana, trabalhando a parte espiritual. Segundo ele, no próximo ano, haverá um retiro nos dias 17 e 18 de junho para os decanatos São Pio X e São José de Anchieta, e nos dias 24 e 25 de junho para os decanatos São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora do Amor Divino.

A Escola Diocesana também pretende oferecer cursos complementares, como história da Igreja, estudo dos Padres da Igreja, entre outros. Faz parte do projeto ainda a inclusão de cursos voltados para as diversas pastorais.

“No início do ano, vou procurar os coordenadores diocesanos para conversas. Aquelas pastorais que ainda não têm um curso de formação, vamos preparar algo juntos. Aquelas que já têm, vamos inserir na Escola Diocesana”, disse.

A Escola Diocesana funcionará em cinco centros: Paróquia São João Batista, na Posse, com aulas toda segunda-feira, às 19h30; Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas, com aulas as terças-feiras, às 19h30; Paróquia de Santa Teresa, em Teresópolis, com aulas toda quarta-feira, às 19h30; Terra Santa, em Petrópolis, com aulas as quartas-feiras, às 19h30; e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá, com aulas, a princípio, nas manhãs do segundo sábado do mês.

As inscrições serão feitas em cada Paróquia. Mais informações, no site na escola: www.diocesepetropolis.com.br/escoladiocesana