Dom Paulo Cezar Costa é o novo arcebispo de Brasília

Vatican News

O Papa Francisco nomeou arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa, transferindo-o da Diocese de São Carlos (SP).

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho 1967 a Valença (RJ) e durante sua formação para o sacerdócio, foi aluno do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998 e 2001).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ocupando inúmeros encargos.

Em 22 de junho 2016 foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco.

É membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da CNBB. Também é membro do pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para América Latina.

O bem mais precioso: Jesus Cristo

Em carta aos fiéis de Brasília, Dom Paulo assim comenta a sua transferência:

“Disse sim ao Papa Francisco buscando vivenciar o que os patriarcas e profetas de nossa fé fizeram: partiram respondendo a um Chamado de Deus. Ao Papa Francisco, minha filial obediência, comunhão e gratidão pela confiança.

Entro na vida desta Igreja Particular com muito respeito pela sua caminhada, pelo trabalho dos meus predecessores, principalmente o Cardeal Sérgio da Rocha, que doou a vida por vários anos nesta Igreja.

Vou com a disposição de vos conhecer, amar e doar o melhor de minhas forças para que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser conhecido, amado e testemunhado.

Não vou de mãos vazias, levo minha experiência de Fé e Vida em Valença, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro e em São Carlos, mas principalmente, vou levando aquilo que de mais precioso possuo: Jesus Cristo. Ele é a grande riqueza na minha vida.”

Barreiras tem novo bispo

Também a diocese de Barreiras (BA) tem novo bispo: Dom Moacir Silva Arantes, até então auxiliar da arquidiocese metropolitana de Goiânia.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print