Pesquisar
Close this search box.

Missa dos Santos Óleos – Dom Joel: “rezem por todo o clero de nossa Diocese”

Na manhã de quinta-feira santa, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado presidiu a Missa dos Santos Óleos, ou do Crisma, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, com a presença de todo o clero diocesano e fiéis, representando as 49 paróquias da Diocese de Petrópolis. “Agradeçamos a Deus. Somos uma igreja que tem sacerdotes. Não somos um rebanho solto, mas um rebanho que tem pastores, por isso cada um, cada uma reze pelo padre que você conhece. Pelo padre que marcou sua vida, reze por todo o presbitério da nossa Diocese e por mim também”, afirmou o bispo diocesano em sua homilia, lembrando que o dia de hoje, quinta-feira, é para celebrar o dia do sacerdote.

Com grande alegria, Dom Joel manifestou seu contentamento ao se reunir com todo o clero da Diocese para celebrar a Missa dos Santos Óleos, por isso, pediu que o povo reze por cada sacerdote. Ao final da homilia, seguindo rito litúrgico, os padres renovaram seu compromisso de obediência ao bispo diocesano, mesmo voto que fizeram no dia da ordenação sacerdotal.

Ao falar sobre a importância de ser sacerdote em todos os momentos da vida, ele deu um testemunho pessoal quando ficou internado na UTI de um hospital e uma senhora perguntou se ele era padre. Contou que respondeu apenas mexendo a cabeça sinalizando que sim e a senhora pediu que rezasse por ela. “Até num leito de CTI. Eu aprendi que eu posso e devo ser sacerdote em todos os momentos da vida, mesmo onde nós achamos que não seja possível”.

Dom Joel abençoou os óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. “Se nós olharmos os três óleos: Catecúmenos, do Crisma, dos enfermos, o Senhor nos dá instrumentos para cuidar das ovelhas em toda a vida dessas ovelhas. No óleo dos catecúmenos, o início. O início da vida pode ser a vida física, mas o início da vida eclesial. A ovelha que começa a dar seus primeiros passos. No óleo da crisma. Todos aqueles instrumentos para acompanhar a sustentar, socorrer a ovelha que, no auge da sua maturidade, quer viver o evangelho, quer anunciar o evangelho. E no óleo dos enfermos, a fragilidade. Nós só seremos bons padres se soubermos, ainda que tenhamos personalidade para uma coisa ou outra, mas se soubermos acompanhar em todos esses momentos as ovelhas” afirma o bispo diocesano.

« de 3 »

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ