Dom Gregório Paixão participa da Assembleia do Regional Leste 1

Os bispos do Regional Leste I da CNBB durante encontro antes da Assembleia

Os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos hoje durante todo o dia, para a 19ª Assembleia do Regional. Dom Gregório Paixão, OSB, participa da assembleia, assim como outros representantes da Diocese de Petrópolis, entre leigos e padres.

A Assembleia acontece no auditório do Edifício São João Paulo II, no bairro da Glória no Rio de Janeiro e tem como tema central “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão” e a iluminação bíblica “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”. (Atos 2,42)

Para primeira parte do encontro o conferencista principal é o Padre Júlio César Evangelista Resende, da Ordem de Santa Cruz, assessor nacional para a Educação da CNBB. Em seguida acontece a exposição em videoconferência com o Padre Patricky Samuel Batista, assessor do Setor Campanhas da CNBB, sobre a Campanha da Fraternidade 2022 que tem como tema central a Educação.

No segundo momento da Assembleia será feita a Análise de Conjuntura Eclesial da Igreja no Estado do Rio de Janeiro a partir do Relatório enviado pelas Dioceses e Pastorais. O encontro será encerrado com a apresentação do Documento de Estudo 114 da CNBB sobre a Animação Bíblica de toda a Pastoral com o Padre Waldecir Gonzaga da PUC-Rio.

“Neste ano, nosso objetivo será, sobretudo, nos inserirmos na caminhada sinodal da Igreja. Além disso, queremos ecoar o caminho percorrido no Regional, desde a Assembleia de 2019, e refletirmos brevemente sobre a Campanha da Fraternidade 2022 e a Animação Bíblica da Pastoral, com base no Estudo 114. Além dos irmãos Bispos do Regional, estão convidados para a Assembleia, o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Vigário Geral, o Coordenador da Comissão Diocesana para o Sínodo 2021 – 2023, um leigo da mesma Comissão e um representante diocesano da CF ou da Pastoral da Educação. São convidados também todos os Coordenadores Regionais das Pastorais, Movimentos, Organismos, Associações, ou seu representante, e o Padre Assessor”, explica Dom José Francisco, presidente do Regional Leste 1.

Dom José ainda fala sobre a construção da Análise de Conjuntura Eclesial, o arcebispo de Niterói diz que que “os participantes da Assembleia receberam duas perguntas para colaborar neste processo: 1) a partir das pistas da Assembleia de 2019, como foi a caminhada da sua Igreja Particular ou pastoral neste tempo de Pandemia?; e 2) Como está sendo a caminhada sinodal na sua Igreja Particular ou Pastoral e quais propostas poderíamos assumir para o Regional Leste 1 – CNBB?”

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.