Dom Gregório Paixão participa da 59º Assembleia Geral da CNBB

O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, participa a partir de hoje, da primeira etapa da 59º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será no formato virtual. A etapa presencial acontecerá entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A participação do bispo diocesano, assim como de todo episcopado brasileiro, será pela plataforma Zoom e todas as atividades poderão ser acompanhadas pelo site da CNBB e também por matérias no site da Diocese.

A 59º Assembleia Geral tem como tema central, “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão” e está em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O encontro terá seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF).

Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB. São assuntos de estudo, comunicações, análises de conjuntura e os temas que não exigem votações presenciais do episcopado brasileiro. Será também nesta primeira etapa que os bispos se ocuparão de preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro.

Na carta convocatória da 59ª Assembleia Geral, o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o secretário-geral, dom Joel Portella Amado, expressaram seus votos para o encontro: “Permita o Bom Deus que nossa Assembleia seja rica e fecunda experiência de comunhão, fraternidade e compromisso com o anúncio da Palavra de Deus, geradora de comunidades eclesiais missionárias, em todos os recantos do nosso amado Brasil. Que a Mãe Aparecida nos acompanhe e proteja com sua intercessão”.

Diariamente, a CNBB vai transmitir as missas da Assembleia, pelas redes sociais, às 7h. No portal da CNBB e nas redes sociais, a cobertura dos principais temas abordados nas sessões. Serão divulgados também boletins diários: uma newsletter com as notícias publicadas e o boletim Igreja no Brasil especial.

Fonte: site da CNBB