Diocese de Petrópolis é representada no Simpósio de Canonistas e no Encontro dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil

Entre os dias 8 e 12 de julho, está acontecendo o XXXVII Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e o XL Encontro de Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil, na Arquidiocese de Vitória, Espírito Santo. A Diocese de Petrópolis marca presença no Simpósio com a participação do Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, Padre Pedro Paulo, Vigário Judicial e o Padre Bruno Leonardo, todos membros do Tribunal Eclesiástico da Diocese.

O Simpósio conta com a participação de mais de 163 inscritos, entre os quais Vigários Judiciais, Juízes, Defensores do Vínculo, Auditores, Notários e Advogados. O Monsenhor José Maria disse que a participação deles tem como objetivo, além dos contatos com outros membros de tribunais eclesiásticos e canonistas do Brasil, “nos atualizar e aprofundar nossos conhecimentos na área do Direito Canônico para melhor servirmos no Tribunal Eclesiástico”.

O Simpósio tem como tema central “A Jurisprudência da Rota Romana e o Foro Interno”, apresentado pelo Monsenhor Alejandro Bunge, Juiz Auditor da Rota Romana. Outros temas também estão sendo discutidos como “A Penitenciaria Apostólica como Tribunal de misericórdia a serviço dos confessores e penitentes, com Monsenhor Carlos Encina, Oficial da Penitencia.

O Monsenhor Krzysztof Nykiel, Regente da Penitenciaria, apresenta o tema “O Sacramento da Penitência: algumas orientações para os confessores” e a conferência sobre “Panorama dos casos de consciência à luz do Direito Canônico e a práxis da Penitenciaria Apostólica”. Os participantes ainda vão discutir sobre “Aspectos teológicos, canônicos e pastorais do Sacramento da Penitência”, que será apresentado pelo Monsenhor Carlos Encina.

Monsenhor Alejandro Bunge apresenta ainda o tema “A jurisprudência da Rota Romana” e o Monsenhor Carlos Encina a conferência sobre “O recurso à Penitenciaria Apostólica”. No dia 11, Monsenhor Krzysztof Nykiel fala sobre “As indulgências: significado e atualidade”. A última conferência do Simpósio acontece no dia 12 de julho, com Monsenhor Alejandro Bunge que fala sobre “A jurisprudência da Rota Romana”.

XXXVII Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e o XL Encontro de Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil terá ainda a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Canonistas e reunião com servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil. O Simpósio, desde o primeiro dia até o último, sexta-feira, tem início com a Celebração Eucarística com Ofício de Laudes, concluindo o dia com o Ofício das Vésperas.