Diocese de Petrópolis completa hoje 75 anos de criação

A Diocese de Petrópolis completa hoje, 13 de abril, 75 anos de criação, lembrando o momento histórico, quando nesta data em 1946, quando o Papa Pio XII deixou seu quarto e foi para o escritório onde assinou a Bula “Pastoralis qua urgemur”, a Diocese de Petrópolis iniciou no dia 1º de abril o Ano Jubilar. Para celebrar a data, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 1º de abril deste ano, publicou o Decreto do Ano Jubilar com as instruções para celebrar o ano jubilar.

Além das celebrações que serão realizadas nas paróquias, a Diocese de Petrópolis ganhou uma logo comemorativa dos seus 75 anos. O assessor eclesiástico para Liturgia, Padre Thomas Andrade Gimenez Dias explicou que a logo “é uma adaptação da logo utilizada no Congresso Eucarístico de Petrópolis, realizado em 1943. Com isso fazemos memória desse importante acontecimento na cidade, pois a partir desse Congresso é que começaram os trabalhos para a criação da nova diocese, fato ocorrido três anos depois, dia 13 de abril de 1946”.

Conforme o decreto do bispo diocesano, um jubileu é sempre um tempo da graça do Senhor e por isso, mesmo com todas as restrições a Diocese irá celebrar na forma que a Igreja sempre entendeu e sempre o celebrou. “É um tempo de receber os sacramentos e se beneficiar do dom da Indulgência Plenária, mediante as peregrinações aos templos chamados Jubilares”, afirmou o bispo.

Os Templos Jubilares, conforme o decreto, além da estes locais são: Catedral São Pedro de Alcântara, as igrejas matriz de cada paróquia, o oratório do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Paraíba do Sul, o Poço Bento dedicado a São José de Anchieta, em Magé.