Cruz da Esperança encerra peregrinação na Diocese de Petrópolis com missa em Teresópolis

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis

Após 33 dias percorrendo a Diocese de Petrópolis, a Cruz da Esperança do Regional Leste 1 encerrará sua peregrinação nesta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. A celebração ocorrerá às 8h30, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Teresópolis.

Após a missa, a cruz será levada em carreata até o Alto de Vieira, onde será entregue à Diocese de Nova Friburgo, a terceira diocese a recebê-la. O objetivo é que a Cruz da Esperança percorra todas as dioceses do Regional Leste 1 ao longo do Ano Jubilar 2025, culminando em uma grande celebração na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

Símbolo de fé e superação

Familia reza diante da Cruz da Espernaça na Comunidade Quinta Lebrão, na Paróquia São Cristóvão, em Teresópolis

Criada na Diocese de Petrópolis e adotada pelos bispos do Regional Leste 1, a peregrinação da cruz busca simbolizar a esperança cristã em meio aos desafios da humanidade. Com um design vazado, a estrutura permite aos peregrinos “enxergar além”, representando a presença de Cristo e a solidariedade entre os fiéis.

A cruz também carrega elementos simbólicos, como balas de revólver e terra da tragédia que atingiu Petrópolis em 2022, representando o sofrimento humano. No entanto, o simbolismo central da peregrinação é a esperança, reforçando a mensagem de resiliência e fé.

Durante sua passagem pela Diocese de Petrópolis, a Cruz da Esperança não ficou restrita aos templos religiosos. Além de igrejas e celebrações litúrgicas, foi levada a locais marcados pela dor e pela necessidade de renovação da esperança, como hospitais, presídios, um lixão, a Fazenda da Esperança e comunidades atingidas por deslizamentos de terra e violência urbana.

A Cruz da Esperança na Fazenda Esperança em Teresópolis, durante a Santa Missa celebrada pelo Pe. Tiago Henrique das Dores

Para Dom Joel, o percurso da cruz expressa sua missão fundamental: levar conforto e esperança a quem mais precisa. “A cruz foi às ruas, aos presídios, hospitais, escolas e praças. É leve, porque é carregada com esperança. A mensagem é urgente: enquanto Cristo é o centro da fé, a missão dos fiéis é levar àqueles que sofrem a força da resiliência e do amor de Deus”, afirmou o bispo diocesano.

A peregrinação da Cruz da Esperança segue agora para Nova Friburgo, levando adiante sua missão de ser um sinal de fé e renovação ao longo do Ano Jubilar.

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis
Para mais informações ascom@diocesepetropolis.com.br

Deixe sua mensagem

Telefone: +55 24 988556491

WhatsApp: +55 (24) 988556491

Email:
ascom@diocesepetropolis.org.br