Comissão de Bens Culturais se reúne na 56a Assembleia da CNBB

No dia 13 de abril, às 20h30min, esteve reunida a Comissão Episcopal Pastoral para os Bens Culturais, no Centro de Reuniões Santo Afonso, em Aparecida-SP. Participaram da reunião, D. João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão, D. Antônio Muniz, arcebispo de Maceió, D. Gregório Paixão, bispo de Petrópolis e Pe. Danilo Pinto, assessor da Comissão. A reunião foi dividida em duas partes. No primeiro momento, foi feita uma memória dos trabalhos realizados na Comissão de Bens Culturais, entre 08 de novembro de 2017 e 15 de março de 2018. Na segunda parte, foram divididos os trabalhos entre os membros da Comissão para o próximo trimestre.

No primeiro trimestre da comissão, foi feito um pedido de autorização ao Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri para publicação do texto: “Os Bens Culturais no Acordo Brasil e Santa Sé”. Foi apresentada uma proposta de cooperação entre a Comissão de Bens Culturais e as Instituições de Ensino Superior que realizam pós-graduações e projeto de pesquisa no horizonte patrimonial cultural eclesiástico do país. Foi criada uma fan page no Facebook e Instagram (@bensculturaiscnbb) para divulgação das atividades da Comissão e sensibilização das novas gerações, para o valor dos bens culturais da Igreja, por meio da confecção de cards web. Foram identificados programas de entrevistas nas TV’S Católicas para inclusão dos Bens Culturais Eclesiásticos na pauta e programação.

Na reunião, foram identificados nomes de colaboradores para compor a equipe de trabalho da Comissão de Bens Culturais. Também, foram discutidos meios de utilização de imagens do patrimônio católico nas publicações (livros, cards e postais) eclesiais, como também, o cadastro das Comissões de Bens Culturais e Arte Sacra diocesanas e regionais. Foi também analisado o projeto do Sistema de Catalogação dos Bens Culturais Eclesiásticos, bem como, a modelagem deste sistema e do Termo de Cooperação entre a CNBB e a Instituição de Ensino Superior, escolhida para acolhida do banco de dados.

Para o próximo trimestre, serão apresentados uma proposta de programa acadêmico e ementa de conteúdo sobre Bens Culturais Eclesiásticos aos Institutos e Departamentos de Teologia, com a finalidade de ser aplicado como disciplina, seminário ou semana acadêmica. Também, será publicado no novo site uma lista de empresas e mecenas de fomento para conseguir patrocínio para o patrimônio artístico cultural. Também, veremos publicada uma Carta da Comissão aos Bispos sobre a importância da formação acadêmica dos ministros ordenados e da formação de profissionais na área dos Bens Culturais Eclesiásticos.

Foram também anunciados os próximos títulos que serão publicados na Coleção Pastoral da Cultura, das Edições CNBB, quais sejam, “Sobre a Tutela dos Bens Culturais da Igreja” (1994) e “As bibliotecas eclesiásticas na missão da Igreja” (1994). Também serão apresentados modelos de estatutos e de projetos de Comissões Diocesanas e Regionais para os Bens Culturais da Igreja às Dioceses e Regionais interessados.

Fonte: quer ler mais acesse culturaeducacaocnbb.com