Notícias › 14/12/2016

Cardeal Arns foi vigário de São José do Itamarati

O Cardeal Paulo Evaristo Arns (1921/2014) tem fortes ligações com Petrópolis, onde estudou Teologia no Convento da Ordem dos Frades Menores (OFM), localizado ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus, Rua Montecaseros.  Ele foi Capelão da Comunidade de São José Operário, Itamarati, de 1956 a 1966.

Foi ordenado presbítero no dia 30 de novembro de 1945, em Petrópolis, por Dom José Pereira Alves, arcebispo de Niterói e após sua ordenação, trabalhou na cidade em diversas comunidades dando assistência aos pobres.

Trabalhou como vigário nos subúrbios de Petrópolis, onde era amigo das crianças e dos pobres dos morros. Por cerca de uma década exerceu seu ministério, assistindo a população desfavorecida de Petrópolis, onde também lecionou no Instituto Teológico Francisco e na Universidade Católica de Petrópolis.

Depois disto, foi para a França para cursar letras na Sorbonne, onde se doutorou em 1952. Retornando ao Brasil, foi professor nas faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Agudos e Bauru. A seguir, retornou a Petrópolis, onde voltou a dar assistência aos desfavorecidos.

Em 2 de maio de 1966 foi eleito bispo titular de Respecta e auxiliar de São Paulo, aos 44 anos.  Recebeu a ordenação episcopal em 3 de julho de 1966, na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus em Forquilhinha, sendo sagrante principal Dom Agnelo Rossi, arcebispo de São Paulo, e consagrantes Dom Anselmo Pietrulla OFM, então bispo de Tubarão, e Dom Honorato Piazera SCI, então bispo coadjutor de Lages.

No dia 22 de outubro de 1970, o Papa Paulo VI o nomeou arcebispo metropolitano de São Paulo, tendo tomado posse a 1 de novembro de 1970, exercendo o cargo até 15 de abril de 1998, quando renunciou, por limite de idade, detendo o título de Arcebispo-emérito de São Paulo.

Leia mais sobre Cardeal Arns clicando aqui

1 Comentário para “Cardeal Arns foi vigário de São José do Itamarati”

  1. MARCIO VIEIRA MUNIZ disse:

    Frei Evaristo teve influência positiva na vida de muitos de nós. Tive a honra de ser seu afilhado e mais adiante co-autor de um livro para a saúde da família, editora vozes.
    95 anos de muito trabalho…destaco um deles…..vendeu a sede da Arquidiocese em rua nobre de São Paulo e comprou na época mais de 350 terrenos nas periferias da cidade. Em seguida promoveu a construção de creches, escolas , postos de saúde e até igrejas…….tive a oportunidade de visitar algumas……simples e espetacular !
    POUCOS SABEM DESSE FATO ou VALORIZAM MUITO POUCO……
    Paz e Bem !

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.