Diocese, Notícias › 22/11/2021

Assembleia diocesana dá início a Sinodalidade na Diocese de Petrópolis

Assembleia Diocesana no caminho da sinodalidade. Fotos: Rogerio Tosta/Ascom Diocese de Petrópolis

Atendendo ao pedido do Sumo Pontífice, a Diocese de Petrópolis está fazendo a sua caminhada da sinodalidade dando início a todos os trabalhos da etapa diocese, que tem por tema central “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”

Com objetivo de ouvir o clero diocesano, os delegados das paróquias, religiosos e religiosas, movimentos, pastorais e comunidades de vida consagrada. A Diocese com orientação do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e com a coordenação do Vigário Geral, Monsenhor José Maria Pereira, abriu os trabalhos no dia 17 de outubro e, no 6 de novembro, realizou a Assembleia Diocesana, com o tema Ecclesia de Eucharistia.

A Assembleia aconteceu no Ginásio Jesus, Maria e José, na Paróquia Imaculada Conceição, em Raiz da Serra, Magé, e foi coordenada pelo coordenador diocesano de pastoral, Padre Rodrigo Alberti. O tema da Assembleia, Ecclesia de Eucharistia é uma referência a Carta Encíclica do Papa João Paulo II, “A Igreja vive da Eucaristia”.

Monsenhor José Maria, Padre Rodrigo Alberti, Dom gregório Paixão e Padre Anderson Alves

O objetivo foi proporcionar aos delegados uma reflexão sobre a importância da Eucaristia, como centro da vida cristã que leva o cristão católico a prática da caridade e a vida em comunhão. Dom Gregório Paixão lembrou que a comunhão plena entre os cristãos se faz em torno do sacrifício do altar, lembrando a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A apresentação do tema ficou por conta do Padre Anderson Alves, que dividiu o tema em dois momentos de reflexão. O primeiro tratou sobre a “A Eucaristia na vida e na missão da Igreja”, deixando claro que a partir do encontro com o Cristo ressuscitado e presente na Eucaristia todos são levados ao encontro com o próximo e a praticar a caridade.  O segundo momento discutiu “A Eucaristia nos documentos da Igreja”, quando Padre Anderson apresentou diversos documentos que tratavam do central da Assembleia.

Para motivar a apresentação de diretrizes para o Plano Pastoral de Conjunto da Diocese de Petrópolis para os próximos quatro anos e a discussão em grupo, foram apresentadas três perguntas e os participantes divididos em diversos grupos. Além de responder as perguntas, os grupos deveriam apresentar propostas de diretrizes para o Plano Pastoral.

Dom Gregório Paixão explicou que a coordenação pastoral fará uma síntese das diretrizes. A síntese será apresentada aos diversos conselhos da Diocese para que sejam aprovadas e definidas aquelas que são prioridades para que sejam apresentadas e aprovadas nas assembleias de decanato.

“Vocês aqui representam toda Diocese e por isso, nosso desejo é que apresentem aquilo que consideram prioridade para o trabalho da Diocese. É importante destacar que, além daquilo que queremos fazer, são vocês que vão nos apontar o caminho. Apontando para nós as prioridades, afirmou o bispo diocesano.

Assembleia teve a participação do clero diocesano e dos seminaristas

Veja o material usado na Assembleia:

Assembleia diocesana 2021 (mat_ da apres_ Pe_ Anderson)

Assembleia diocesana (06-11-21 – Pe_ Anderson – preto e branco)

Assembleia Diocesana – 2021 – Perguntas

* campos obrigatórios.