Padre Rafael Augusto defende tese de mestrado na PUCRS e celebra 10 Anos de sacerdócio com louvor

Em uma tarde marcada por duplas celebrações, o Padre Rafael Augusto Linhares Pinto, membro do clero da Diocese de Petrópolis, alcançou um importante marco acadêmico e ministerial. Ao completar dez anos de sua ordenação sacerdotal, Padre Rafael teve sua tese de mestrado, intitulada “A concepção tripartida de ser humano em 1 Tessalonicenses 5,23; na ótica de Henri De Lubac: para uma formação humana integral”, aprovada por unanimidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A defesa da tese, que ocorreu hoje (11/12), foi um momento de grande alegria e reconhecimento. Ao expressar sua gratidão aos membros da banca examinadora e ao seu orientador, Professor Rafael Martins Fernandes, Padre Rafael destacou a satisfação de concluir o percurso do mestrado com uma pesquisa que agradou aos avaliadores, tanto pela metodologia empregada quanto pela originalidade do tema. “É uma grande alegria poder chegar ao fim do percurso do mestrado e defender essa pesquisa e perceber que ela foi do agrado dos avaliadores, pela forma metodológica e por ser um tema que não é muito pesquisado”, afirmou o sacerdote.

Uma Visão Integral para a Formação Humana

O trabalho de pesquisa do Padre Rafael aprofunda-se na concepção de antropologia tripartida presente na Primeira Carta aos Tessalonicenses (1Ts 5,23), sob a perspectiva do renomado teólogo Henri De Lubac. A tese busca oferecer um olhar mais amplo e aprofundado sobre a constituição humana, integrando espírito, alma e corpo, e propondo um caminho concreto para uma formação humana integral.

A pesquisa aborda questões existenciais contemporâneas, buscando clarificar a problemática da vida fragmentada no tempo presente. Através da concepção tripartida do ser humano, o estudo propõe uma formação integrada que visa o amadurecimento integral, considerando os três âmbitos da vida humana – espírito, alma e corpo – conforme expresso no texto paulino.

Para a elaboração do trabalho, foram utilizados os métodos analítico e sintético, fundamentados nas etapas metodológicas tradicionais da teologia: auditus fidei (escuta da fé) e intellectus fidei (compreensão da fé). O objetivo final é oferecer uma reflexão sistemática sobre a antropologia tripartida cristã e a formação integral, culminando em uma applicatio fidei (aplicação da fé), ou seja, um itinerário sistemático para o desenvolvimento pleno do ser humano.

Uma Trajetória de Dedicação e Conhecimento

Padre Rafael Augusto Linhares Pinto nasceu em Magé, em 4 de junho de 1985. Seu despertar vocacional o levou ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, sendo ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 2015, na Catedral São Pedro de Alcântara.

Além de seu ministério sacerdotal e pastoral, Padre Rafael é autor de diversas obras que enriquecem a literatura católica:

  • Compêndio de Mariologia (2018)
  • Totus Tuus Mariae: Estudo Sobre o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem (2020)
  • Biografia: Santo Aleixo de Roma, Confessor (2021)
  • Via Sanctitatis (2022)

Sua dedicação à formação de leigos vai além dos livros, estendendo-se por meio de um canal no YouTube (https://www.youtube.com/@PadreRafaelAugusto), uma página no Instagram (https://www.instagram.com/perafaelaugustolp/) e a realização de palestras e cursos.

Padre Rafael é também membro da Academia Marial de Aparecida, onde compartilha seus estudos sobre a Virgem Maria. Sua formação acadêmica é vasta e diversificada:

  • Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis, com experiência em Filosofia Antiga, Medieval e Contemporânea.
  • Teologia pela Universidade Católica do Salvador, com ênfase em Mariologia, Teologia Espiritual e Arte Sacra.
  • Pós-graduação em Mariologia pela Faculdade Dehoniana em parceria com a Academia Marial de Aparecida, onde defendeu a tese “A Mariofania Dogmática de Guadalupe: a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe como um Compêndio Dogmático de Mariologia”.
  • Pós-graduação em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, com a tese “A iconografia bizantina: elementos fundamentais da composição iconográfica”.
  • Pós-graduação em Teologia Espiritual também pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Os Vícios Capitais: uma antropologia teológica das doenças espirituais”.

A aprovação de sua tese de mestrado e a celebração de uma década de sacerdócio reforçam o compromisso do Padre Rafael Augusto Linhares Pinto com a Igreja e com a busca incessante pelo conhecimento, sempre a serviço da fé e da formação integral do ser humano.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *