Com a participação de cerca de 300 representantes paroquiais, a Diocese de Petrópolis realizou, no dia 16 de agosto, o primeiro encontro dos Conselhos Paroquiais de Assuntos Econômicos, com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. Durante o encontro, além de receberem uma cópia do Estatuto do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos da Diocese de Petrópolis (Leia e baixe o Estatuto), foi realizada a entrega do Decreto Diocesano de nomeação dos conselhos com seus membros, com mandato de dois anos.
O encontro, realizado no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, contou, além do bispo diocesano, com a presença dos ecônomos da Diocese, Padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros e Padre Lucas Thadeu da Silva. Os párocos, administradores paroquiais, vigários paroquiais e diáconos permanentes também participaram, pois, conforme o regulamento, eles assumem os cargos de presidente e vice-presidente.
Durante o encontro no Seminário, Dom Joel fez uma explanação sobre a importância dos Conselhos Paroquiais de Assuntos Econômicos e como deve ser a relação entre seus membros. Durante sua apresentação, o bispo diocesano deixou claro que, mantendo o espírito cristão, as decisões do conselho devem ser tomadas de forma consensual, após discussão.
O bispo diocesano ressaltou ainda que, durante todo o processo de decisão, se necessário, os membros do conselho não devem ter medo de pedir ajuda, seja aos ecônomos diocesanos ou aos técnicos que atuam na administração diocesana, ou mesmo fora dela. Durante sua apresentação, Dom Joel reafirmou que todo trabalho realizado na Igreja, seja nos conselhos diocesanos, paroquiais, pastorais ou movimentos, deve ser guiado pelo espírito evangélico.
Com a realização da plenária, com a mesa formada por Dom Joel, Padre Jorge e Padre Lucas, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar sugestões. Ao longo da plenária, o sistema administrativo da Theós, utilizado pela Diocese, foi elogiado e incentivado para que todas as paróquias possam aprimorar as informações.
A preocupação com o dízimo também surgiu na plenária, quando foi informado sobre o trabalho que está sendo realizado em parceria com uma empresa, que oferecerá mentoria durante um ano sobre a organização e a forma de trabalhar para melhorar o dízimo. Os representantes dos conselhos foram orientados a buscar a mentoria, pois muitos já participaram da formação que aconteceu por decanato.
Ao final do encontro, sob a presidência do bispo diocesano, todos se reuniram na Capela do Seminário Diocesano para um momento de oração e envio dos conselheiros, com a entrega do decreto de nomeações. Das 49 paróquias, apenas 16 não receberam o decreto no dia 16 de agosto, devido à troca dos padres ocorrida nos últimos três meses. A leitura do texto do decreto foi realizada pelo Chanceler da Cúria, Padre Thomas Andrade Gimenez Dias.
Encontro sobre os Conselhos Paroquiais de Assuntos Econômicos