Dom Gilson Andrade

Dom Gilson é carioca, nascido no bairro do Méier na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 11 de setembro de 1966. Logo cedo mudou-se para a cidade de Mendes onde conheceu o Padre Marceau Constant que lhe ajudou nos primeiros passos de sua caminhada vocacional. Entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino da Diocese de Petrópolis (RJ) onde cursou a faculdade de Filosofia entre os anos de 1985 e 1987. Os estudos de Teologia foram feitos na Universidade de Navarra na Espanha entre os anos de 1988 e 1991.

No ano em que conclui os estudos teológicos foi ordenado presbítero no dia 04 de agosto. Realizou mestrado em Sagrada Teologia na Pontíficia Universidade da Santa Cruz em Roma, Itália, e no dia 27 de julho de 2011 foi nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (BA), sua ordenação episcopal aconteceu no dia 24 de setembro daquele ano na Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis e no dia 10 de outubro fora apresentado na Arquidiocese soteropolitana.

Chegou à Diocese de Nova Iguaçu no dia 01 de setembro de 2018 quando tomou posse como bispo coadjutor. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB foi eleito vice-presidente do Regional Leste 1 – CNBB e no dia 15 de maio de 2019 tornou-se o 6º bispo diocesano de Nova Iguaçu, data em que foi aceita a renúncia de Dom Luciano Bergamin, CRL pelo Papa Francisco por ter completado 75 anos de idade.

Antes do episcopado Dom Gilson atuou como Vice-Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Petrópolis-RJ (1991-1997 e 1999-2004); Vigário Paroquial da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim em Petrópolis (1991-1994); Professor no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino (1991); Professor de Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis desde (2000-2011); Membro do Conselho Pastoral Diocesano (2004-2011); Membro da Equipe de Coordenação Diocesana do Plano Pastoral de Conjunto e da Missão Popular; Diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis (2004-2005); Reitor do Seminário (2004-2011); Coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Petrópolis (2004-2011); Membro do Colégio de Consultores (2006-2011); Presidente da Associação Mantenedora Faculdades Católicas Petropolitanas – UCP (2008-2011). Após a sua ordenação episcopal, foi bispo auxiliar de Salvador, Bispo Referencial dos Ministérios e Vocações no Regional Nordeste 3 – CNBB e representou o Brasil no Sínodo dos Bispos em outubro de 2018 na Cidade do Vaticano.

O Padre Leonardo João da Silva nasceu em 20 de junho de 1995, em Teresópolis, cidade onde cresceu e descobriu sua vocação sacerdotal. Desde cedo, envolveu-se ativamente na vida paroquial, sobretudo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ambiente que alimentou sua espiritualidade e despertou o chamado ao ministério.

Em 17 de fevereiro de 2013, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, iniciando sua formação no Seminário Menor, onde permaneceu até 2015. Nos anos seguintes, já no Seminário Maior, cursou Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petrópolis. Seu caminho formativo consolidou a maturidade pastoral e intelectual que o prepararia para o sacerdócio.

A ordenação diaconal ocorreu no dia 7 de maio de 2022 e, no mesmo ano, em 10 de dezembro, foi ordenado sacerdote na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Como diácono, exerceu seu ministério atuando junto ao Setor de Educação da Diocese de Petrópolis, experiência que marcou profundamente seu percurso pastoral, e também colaborou na Paróquia São Jorge, no Alto Independência.

Após sua ordenação sacerdotal, foi nomeado pelo então bispo diocesano — hoje Arcebispo de Fortaleza — Dom Gregório Paixão, OSB, como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais, função posteriormente confirmada pelo atual bispo, Dom Joel Portella Amado.

Paralelamente, serviu como Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Cascatinha, até dezembro de 2024, quando foi designado Administrador Paroquial da Paróquia São Jorge, no bairro Independência, em Petrópolis — comunidade na qual já havia atuado como diácono.

Dotado de um espírito alegre, próximo e acolhedor, o Padre Leonardo João segue dedicando sua missão ao serviço da Igreja. Atualmente, exerce o seu ministério como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais e * Paroquial da Paróquia São Jorge*, continuando seu caminho de entrega pastoral e cuidado com as comunidades que lhe foram confiadas.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui