Padre Anderson Alves é um dos orientadores da semana dedicada a Santo Tomás de Aquino na Faculdade de Teologia de Brasília

Padre Anderson Alves, coordenador do curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis e diretor espiritual do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, foi um dos orientadores da semana filosófica do tríplice jubileu de Santo Tomás de Aquino. Este evento, organizado pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (Fateo), celebrou o nascimento, morte e canonização de Santo Tomás de Aquino. “O evento foi muito bem organizado e prestou uma justa homenagem a Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja. Nestes anos, celebramos o jubileu do seu nascimento (800 anos), morte (750 anos) e canonização (em 1323)”, afirmou Padre Anderson.

Durante a semana filosófica, refletiu-se sobre a relação entre educação, virtudes e bem comum, com base no livro de autoria de Padre Anderson, publicado em 2023, intitulado “Educar para as virtudes e o bem comum” (ed. Dialética). O Padre João Paulo dos Santos, outro orientador do evento, apresentou a novidade da metafísica de Tomás de Aquino. “Ele foi nosso amigo de estudos sobre Santo Tomás em Roma e é um excelente pesquisador brasileiro sobre a vida e obra de Santo Tomás”, comentou Padre Anderson.

Segundo informações da faculdade, a semana filosófica celebrou o tríplice jubileu de Santo Tomás de Aquino: seu nascimento, morte e canonização. O grande doutor angélico, que recebeu esta alcunha por seu inigualável esforço intelectual ao realizar um dos mais importantes estudos acerca dos Santos Anjos e da ação demoníaca, é certamente um dos maiores pensadores da humanidade. A distância histórica em que nos encontramos não deve nos conduzir a uma diminuição de seu pensamento; ao contrário, desejamos acentuar sua atual novidade do ponto de vista especulativo-filosófico.

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br