Com tese aprovada, Padre Alan agora é doutor em Filosofia

O Padre Alan Rodrigues Souza da Silva, pároco de São Sebastião, no Carangola, recebeu recentemente o título de doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Buenos Aires, na Argentina. Com este título, Padre Alan deu mais um passo importante na sua formação e no seu ministério sacerdotal, que vem sendo colocado a serviço da Igreja e do povo de Deus.

A tese apresentada por Padre Alan, e aprovada, aborda a superação da razão pela via da sensibilidade estética em Schiller e Ortega. A tese examina dois autores separados por dois séculos e contextos distintos: Schiller (século XVIII) e José Ortega y Gasset (século XX), mas unidos na busca de uma solução ao império da razão abstrata, que derivaria em uma razão instrumental incapaz de emancipar o homem conforme fora proposta.

O objetivo da tese é expor a continuidade entre o pensamento de ambos e como Schiller e Ortega respondem ao esgotamento da primazia da razão kantiana, apresentando um conceito integral de homem que seja capaz de resgatar o fundo vital (sensível e pulsional), incorporando-o na cultura a partir da estética.

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br