Pesquisar
Close this search box.

Espera e age com a criação é tema do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação celebrado dia 1º de setembro

No primeiro dia de setembro tem início o Tempo da Criação que vai até a festa de São Francisco de Assis, dia 4 de outubro. Para celebrar a data, o Papa Francisco divulgou a mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ( clique aqui para ler a mensagem do Papa ), instituído por ele em 2015, quando publicou a Carta Encíclica Laudato Si’ sobre o Cuidado da Casa Comum ( clique aqui para ler a Enciclica Laudato Si’ ), que completa dez anos em 2025 e será tema da Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Ecologia Integral (clique aqui para conhecer mais sobre a CF-2025). A mensagem deste ano para ao dia 1º de setembro, aborda o tema “Espera e age com a criação”, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos 8, 19-25.

O Papa destaca a importância da fé cristã, que não se baseia apenas na crença em algo transcendente, mas na presença do Espírito Santo em nós, que nos torna criativos e proativos na caridade. Ele enfatiza que a esperança cristã é uma força que nos permite enfrentar adversidades e tribulações, mantendo a confiança em Deus e no seu plano de amor e paz.

A esperança cristã não desilude, mas também não ilude, ressalva o Papa. A criação geme e o vemos através de tanta injustiça, tantas guerras fratricidas que provocam a morte de crianças, destroem cidades, poluem o ambiente em que vive o homem.

A mensagem também aborda a relação entre a salvação do homem e a criação, destacando que a libertação do homem em Cristo é uma esperança segura para toda a criação, que também anseia por libertação. O Papa Francisco chama a atenção para a necessidade de uma conversão dos estilos de vida, promovendo uma atitude de cuidado com os outros e com a criação, em vez de dominação.

Esta conversão, explica Francisco, consiste em passar da arrogância de quem quer dominar os outros e a natureza à humildade de quem cuida dos outros e da criação. E cita a famosa frase da Exortação Apostólica Laudate Deum: “Um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo”.

O Papa propõe que se repense a questão do poder humano, do seu significado e dos seus limites, pois um poder descontrolado gera monstros e volta-se contra nós mesmos. Ele alerta para os perigos de um poder humano descontrolado, especialmente no contexto do desenvolvimento tecnológico e da inteligência artificial, e destaca a importância de limites éticos. A mensagem conclui com um apelo à vivência de uma fé encarnada, que se manifesta no cuidado com a criação e na partilha da esperança da ressurreição em Cristo.

Quer saber mais, acesse o link:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-08/papa-francisco-intencao-oracao-setembro-grito-terra.html

Oração – Intenção de oração do Papa

https://www.humandevelopment.va/pt/news/2024/messaggio-papa-francesco-giornata-mondiale-di-preghiera-per-creato.html

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-06/mensagem-papa-francisco-dia-oracao-cuidado-criacao-2024.html

https://laudatosimovement.org/pt/

https://seasonofcreation.org/pt/

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ