Solenidade de Corpus Christi na Paróquia São Nicolau em Magé

Pelo segundo ano consecutivo a Paróquia de São Nicolau de Suruí confecciona tapete de mais de 1km para a Solenidade de Corpus Christi.

Na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, a Igreja Católica celebra em todo o mundo a solenidade de Corpus Christi, 8 de junho. É costume nesse dia a confecção de tapetes, feitos de pó de serragem, areia, sal grosso, casca de ovo, pó de café e outros materiais, pelas ruas para ornamentar o trajeto por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Vale recordar, que essa solenidade é celebrada desde o século XIII, tem ofício próprio, composto por Santo Tomás de Aquino e as procissões tornam-se mais comum no século XIV.  Finalmente, o Concílio de Trento, (no século XVI) declara que: “…seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honradamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos”.

Como no ano passado, a Paróquia São Nicolau, em Magé, vai confeccionar um tapete com mais de 1km de extensão, medindo 1,3km, 200 metros a mais que ano passado. O tapete será montado da Igreja Matriz até pouco depois da Capela de Nossa Senhora Aparecida (onde haverá um palco para a Benção do Santíssimo Sacramento). É uma maneira de dar a devida importância para a maior demonstração pública de fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, que passa visitando e abençoando o seu povo.

Com 1,3 km de extensão, o tapete da Paróquia São Nicolau é considerado um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que o tapete de São Gonçalo é considerado o maior da América Latina com quase 2 km de extensão.

Os trabalhos para a montagem do tapete, já começaram. Os paroquianos estão juntando os materiais, as famílias estão se cadastrando para que cada uma possa fazer um desenho junto com todas as pastorais e movimentos.

O tapete será formado por 433 quadros com 2 metros de largura e 3 metros de comprimento cada. A marcação das ruas e a montagem dos tapetes no morro da Igreja São Nicolau iniciam no dia 07 de junho à noite, e a montagem dos tapetes às 4h do dia 08 de junho. A celebração da Santa Missa será às 15h, seguida da procissão pelas ruas do distrito. Quem desejar ajudar com doações de materiais ou na montagem pode entrar em contato com a Paróquia através do WhatsApp (21) 98010-4180 ou (21) 98563-5979.

Entre os dias 05,06 e 07 de junho, às 19h30mim., com a Santa Missa e Benção do Santíssimo Sacramento, acontecerá na Igreja Matriz de São Nicolau um tríduo em preparação para a Solenidade de Corpus Christi.

Texto, Foto e Cartaz: Pascom Paróquia São Nicolau – Suruí