Padre José Carlos Luna assume administração da Paróquia Santa Clara

Criada em 1999, a Paróquia Santa Clara, no Decanato São Pedro de Alcântara, até o dia 3 de julho de 2022, foi administrada pelos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil da Ordem dos Frades Menores (OFM). Nesta data, tomou posse como primeiro administrador diocesano de Santa Clara, Padre José Carlos da Cruz Luna, durante a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, com a presença de paroquianos e de diversos sacerdotes diocesanos e dos franciscanos.

Clique na imagem para ver o álbum de fotos

Durante a homilia, Dom Gregório Paixão pediu que Padre José Carlos da Cruz Luna tenha um profundo amor à comunidade e não os veja apenas como paroquianos, mas como filhos e pediu que o sacerdote revele sempre o seu melhor para eles. “Seja laborioso, lembre-se do esforço desses homens e mulheres que trabalham continuamente para alimentar seus filhos. Os alimente com o pão da vida. Ao mesmo tempo lembra-se do esforço diário desses pais de família que estão escondidos nesses morros e esperam de Deus uma benção e lutam diariamente pela sobrevivência. O mesmo você deve fazer nessa paróquia, ou seja, no meio do cansaço lembra-se desses homens e dessas mulheres, viva pelo seu povo, chore com ele, alegre-se com eles, os alimente com o pão da eucaristia e caminhe com eles através dos sacramentos” afirmou o bispo.

Dom Gregório Paixão agradeceu todo trabalho realizado pelos frades franciscanos durante o período em que estiveram à frente da Paróquia Santa Clara. “Agradecemos a Deus pelos irmãos franciscanos que desempenharam uma bonita história nessa porção do povo de Deus, mas que agora seguem em outros caminhos e outras missões. De modo especial, na figura de Frei Moser, que tanto se dedicou a essa Paróquia, e agora ao Frei Elói, queremos expressar o nosso muito obrigado pelo testemunho e pelo trabalho aqui desempenhado e por não terem medo de entregar a outros o que aqui foi construído, como também Jesus entregou a Pedro a liderança da Igreja. Lembro aqui o que diz São Paulo: ‘Eu plantei, Apolo regou, mas foi Deus que fez crescer’ (1Co 3,6). Vocês, irmãos franciscanos, plantaram; agora nós iremos regar, mas a obra há de continuar, pois quem faz crescer é sempre Deus!” concluiu o bispo.

Padre José Carlos Luna agradeceu a acolhida que tem recebido desde o início de sua nomeação, seja pelos frades, como também por todo o povo. Estendeu seu agradecimento a Dom Gregório, pela confiança em sua pessoa nessa nova missão e a Frei Elói por toda a ajuda nessa transição. Por fim, disse: “caros irmãos franciscanos, esta paróquia estará sempre de portas abertas para vocês e lembrem-se, somos muito gratos por tudo o que aqui foi plantado e cultivado”.

Frei Elói agradeceu aos paroquianos toda a ajuda nesses anos de trabalho juntos e pediu desculpas por algumas falhas e erros que, porventura, tivessem ocorrido. Lembrou que “hoje ocorreu uma virada de página na história desta Paróquia, mas que essa virada ocorre no mesmo livro, um livro guiado e escrito por Deus, e que Ele possa sempre conduzir nossos caminhos e nossa história!”

Em nome da Província Franciscana, falou Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial, que fez uma recordação de frades que trabalharam nessa Paróquia e que já estão na eternidade, destacou três: Frei Antônio Moser, Frei Fabio Panini e Frei Alberto Beckhäuser. Agradeceu a compreensão e acolhida do pedido da Província à Diocese e toda a tranquilidade do processo entre ambas as entidades. Chamou Frei Elói e Frei Ludovico Garmus à frente do altar e os agradeceu pelo testemunho que eles deram do carisma franciscano nessa Comunidade junto ao povo de Deus. Houve, da parte de todos, uma calorosa salva de palmas nesse coroamento da presença franciscana na Paróquia Santa Clara de Assis.

Fonte: D. Gregório: “O que vocês plantaram, nós continuaremos regando!” – Notícias – Franciscanos Notícias – Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

Texto e Fotos: Ascom Diocese de Petrópolis / Rogerio Tosta