O Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, participou no dia 9 de março, da reunião dos bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aproveitou o momento para agradecer a solidariedade do episcopado na tragédia de Petrópolis, causada pela chuva de 15 de fevereiro. Ele também falou sobre a realidade atual do município, onde mais de 230 mil pessoas morreram e mais de 80 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
Dom José Francisco, Presidente do Regional, fez uma fala sobre a solidariedade da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro com os afetados pela tragédia das fortes chuvas. Após um recorte histórico sobre as diversas ocasiões de calamidade que a cidade já enfrentou ao longo dos anos, Dom Gregório Paixão disse que as pessoas passaram a olhar imediatamente para quem sempre os acolheu, a Igreja Católica. “Só no primeiro dia na Igreja do Alto Serra acolhemos 500 pessoas que estavam sem moradia. Sem o apoio e a ajuda de tantas pessoas conhecidas ou não seria possível cuidas delas. Mas sem houve uma enxurrada de água, houve também uma enxurrada de solidariedade”.
Os dois principais pontos de pauta do encontro foram a Visita Ad Limina Apostolorum e uma Mensagem do Episcopado por ocasião das Eleições 2022.
A Visita Ad Limina é realizada a cada cinco anos, quando os bispos vão a Roma encontrar-se com o Santo Padre, visitar os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo e apresentar um relatório pastoral aos diversos Dicastérios da Cúria Romana. A peregrinação dos bispos do Regional Leste 1 terá início no dia 03 de outubro, quando se encontrarão com o Papa Francisco e vai até o dia 08 de outubro.
O bispo de Duque de Caxias e Secretário do Regional Leste 1, Dom Tarcisio Nascentes, fez uma exposição sobre a Visita Ad Limina com base nos Códigos de Direito Canônico de 1917 e 1983 e apresentou uma breve crônica sobre as visitas realizadas pelos bispos do Regional nos pontificados de São João Paulo II e Bento XVI. Agora em 2022 é a primeira vez que os bispos se encontrarão com o Papa Francisco neste encontro oficial.
Eleições 2022
Os bispos discutiram uma proposta de mensagem para as Eleições 2022. A apresentação feita por Dom Catelan e após o debate e sugestões de emendas, o texto segue para ajustes e posterior aprovação dos bispos.
Fonte: Regional Leste 1