21ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB aborda desafios pastorais e fenômenos religiosos atuais

A 21ª Assembleia do Regional Leste 1, que está ocorrendo no Centro de Estudos do Sumaré, desde o dia 16 de novembro, é um momento de reflexão, esperança e união para líderes religiosos e representantes leigos da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro. Sob o tema “Peregrinos da Esperança: Os desafios pastorais diante dos atuais fenômenos religiosos”, o evento visa analisar e abordar importantes questões que impactam a Igreja e a sociedade nos dias de hoje.

O evento teve início com uma missa presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 – CNBB e concelebrada pelos membros da presidência do Regional, Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis e Vice-presidente e Dom Luiz Henrique, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e Secretário do organismo, seguida pela cerimônia de abertura, que aconteceu às 20h do dia 16 de novembro. A programação abrange uma série de palestras e atividades centradas nos principais desafios pastorais, incluindo discussões sobre o Sínodo e reflexões sobre as Campanhas da Fraternidade, Evangelização e Missionária, bem como o Ano da Oração em 2024.

No segundo dia da Assembleia, o destaque vai para a apresentação de dados do Censo 2023 por Felipe Feijó, Coordenador de Área do IBGE,   seguido por uma palestra de Dom Antônio Luiz Catelan sobre os desafios para a evangelização diante dos atuais fenômenos religiosos. O período da manhã será encerrado com um diálogo envolvendo os participantes e uma avaliação das Pistas de Ação 2023 e desafios, conduzida pelo Pe. Alcindo Martins Milena, coordenador de pastoral da Diocese de Duque de Caxias.

Na parte da tarde a Assembleia contará com um momento de adoração e vésperas, celebrando o Jubileu 2025 sob o tema “Peregrinos da Esperança”. O evento terá o privilégio de contar com o testemunho de Dom Joel sobre o Sínodo dos Bispos, etapa universal, realizado em outubro de 2023 em Roma.

O encerramento da Assembleia, que ocorrerá no dia 18 de novembro, será marcado por uma exploração profunda da Campanha da Fraternidade 2024, apresentada pelo Padre Adriano Cézar, pelo assessor das Pastorais Sociais do Regional, Tobias Faria e pelo assessor de comunicação, Adielson Agrelos. A manhã também incluirá uma síntese do trabalho de grupo e propostas de ação para o futuro.

Além dos bispos do Regional Leste 1, a Assembleia conta com a participação dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, dos Vigários Gerais e de representações leigas das Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, bem como das pastorai, movimento e organismos organizados a nível regional. Outra presença marcante em nossa Assembleia é a de Dom George Khoury, eparca da Igreja Católica Greco-Melquita que teve sua sede transferida para o Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre a 21ª Assembleia do Regional Leste 1, acesse www.cnbbleste1.org.br/assembleia.

Fotos: Adielson Agrelos / CNBB LESTE 1