“Todos os batizados, sem exceção, somos missionários”, afirmou Dom Geraldo de Paulo no VI Formise

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Leste 1, realizou entre os dias 13 e 14 de outubro, a VI Formação Missionária de Seminaristas (VI Formise), que aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, na Diocese de Petrópolis. O orientador do VI Formise foi Dom Geraldo de Paula Souza, CSSR, bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, que teve como tema central “Ide! Da Igreja local até os confins do mundo”, que é da Campanha Missionária deste ano.

Durante o encontro, foi eleita a nova coordenação do Comise, que passar a ter os seguintes representantes: Coordenador: David de Azevedo Santos – Arquidiocese de Niterói; Vice-coordenador: Waiss Lucas Barboza Coelho – Arquidiocese do Rio de Janeiro; Secretário: Matheus de O. Bispo – Diocese de Nova Iguaçu; Tesoureiro: Marcos Paulo da Silva Telles – Arquidiocese do Rio de Janeiro; Assessor de Comunicação: Anderson da Silva Bezerra – Diocese de Nova Iguaçu.

O bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, nomeado no dia 11 de outubro, arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, recepcionou os seminaristas e Dom Geraldo de Paula, ressaltando a importância da formação para o sacerdócio, tendo sempre a consciência de que todos somos chamados a ser missionários. Dom Gregório Paixão, falou da alegria em ter todos no Seminário Diocesano, lembrando que somente é possível testemunhar e anunciar aquilo que se conhece e ama, frisando a importância da intimidade com Jesus Cristo.

O reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis, Padre Luiz Henrique Veridiano, manifestou sua alegria por receber os seminaristas de todas as arquidiocese e dioceses do Leste 1, frisando que as portas estão sempre abertas a todos. Ele disse que não mediu esforços para que cada participante do encontro pudesse se sentir bem acolhido e contou com a colaboração de amigos do Seminário para preparar toda alimentação.

Com uma programação intensa, os seminaristas conseguiram participar, no dia 14 pela manhã, da missa no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, que fica próximo ao Seminário Diocesano. A celebração foi presidida por Dom Geraldo de Paula e concelebrada pelo reitor e pároco do Santuário, Padre Rodrigo Alberti e pelos demais padres que acompanharam o encontro dos seminaristas. Padre Rodrigo Alberti agradeceu a presença dos seminaristas e com apoio da comunidade ofereceu, após a missa, um café da manhã para os participantes do VI Formise.

Dom Geraldo de Paula falou sobre a importância da formação missionária dos seminaristas, lembrando que todo batizado é chamado a ser missionário. “A importância de refletirmos em nossos seminários desde as primeiras etapas até as últimas sobre a questão da missão é fundamental. Porque todos nós sabemos que a Igreja é missionária. Nós fazemos parte da Igreja, igreja família de Deus, povo de Deus e todos nós podemos dizer, como cristãos que somos, somos missionários de Jesus. Quando um jovem entra para o seminário, deve entrar com essa perspectiva de aprofundar conhecimento das coisas, sobre a palavra de Deus, sobre as orientações da igreja que sempre nos orienta, para que possamos realizar bem a missão que Jesus Cristo nos chamou para realizar, anunciando a sua palavra, levando a sua mensagem de paz e amor para todos os lugares, desde os lugares mais próximos a nós, até os confins de toda a Terra”.

Na opinião do bispo auxiliar de Niterói é de fundamental importância que os seminaristas diocesanos, assim como todos, tenham a consciência de que todos, sem exceção, são convidados a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo.  “Cada vez mais nós vamos compreendendo essa realidade, nós todos somos missionários e aí, quando falamos nós todos, nós todos mesmo, desde as nossas crianças, dos nossos adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos nós fazemos parte da família de Deus e pelo batismo temos essa graça de sermos discípulos missionários de Jesus. É claro que, muitas vezes pela informação que recebemos, as vezes de uma forma até inadequada a gente acredita ou acreditava que missionário era um grupo de pessoas preparadas que saiu em missão com o instituto religioso missionário. Sabemos que são importantes, temos pessoas assim que vai para realizar missões. Mas, cada vez mais deve ficar claro de uma forma muito consciente para todo cristão que, todos são missionários, seja o religioso consagrado, seja o diocesano é como seminarista, como padre diocesano, como bispo. Todos nós somos missionários do Senhor Jesus Cristo”.