Faleceu na madrugada de hoje, aos 70 anos, Monsenhor Ildeu Ferreira Malta, Pároco Emérito da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim. O velório está acontecendo na Igreja São José, em Magé, onde residia nos últimos anos e onde acontecerá a missa de corpo presente, às 16h, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, concelebrada pelos padres diocesanos.
O sepultamento acontece amanhã, na cidade onde nasceu, Nossa Senhora dos Remédios, Minas Gerais, após a missa de corpo presente, às 10h. Esta missa será acompanhada por familiares e sacerdotes nascidos nesta cidade e que exercem o ministério sacerdotal na Diocese de Petrópolis, onde trabalhou Monsenhor Ildeu, desde 1974, quando foi ordenado padre.
Monsenhor Ildeu Ferreira morreu vítima de complicações, pois estava internado há alguns para tratamento da saúde, no Rio de Janeiro. Seu quadro era instável, porém necessitava de cuidados hospitalares devido a diabete e problemas nos rins.
Monsenhor Ildeu Ferreira Malta, nasceu em Nossa Senhora do Remédios, no dia 26 de agosto de 1945 e foi ordenado sacerdote, em 8 de dezembro de 1974, por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. Ao longo de seu ministério sacerdotal passou por diversas paróquias, ficando grande parte do tempo na Paróquia Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim, onde era Pároco Emérito.
Filho de Anibal João Ferreira e Hilda Ferreira Malta Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino em 1962. Estudou Filosofia no mesmo seminário de 1967 a 1969. Depois foi para Itália (Pádova), onde estoudou Teologia de 1970 à 1974, e retornou no mesmo ano para Petrópolis onde fora ordenado.
Foi formador no seminário de 1975 à 78 e diretor espiritual de 1980 à 82. Trabalhou nas paróquias de Suruí (São Nicolau) e Mauá (N. sra da Guia) de 1975 à 1983; Paróquia do Itamarati (São José) em 1984; Paróquia de Guapimirim (N. Sra. da Ajuda) de 1985 à 2009; Vigário em Magé (N. Sra. da Piedade) de 2009 até seu falecimento na data de hoje.