Desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira, dia 7 de maio de 2021, que fiéis e amigos do Padre Francisco chegaram a Igreja Santo Antônio no Alto da Serra para aguardar a chegada do corpo do Padre Francisco Montemezzo, 83 anos, falecido na noite de quinta-feira.
O corpo chegou por volta das 9h, minutos antes do início da primeira missa, presidida pelo Pároco do Alto da Serra, Padre José Celestino e concelebrada por outros sacerdotes.
O caixão com o corpo do Padre Francisco foi levado para o interior da Igreja pelos seminaristas, que nos últimos meses, desde a sua primeira internação devido a uma AVC, cuidaram dele com orientação e acompanhamento do reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano. “Eu apenas dei suporte, mais quem acompanhou e cuidou 24 horas do Padre Francisco foram os seminaristas”, comentou Padre Luiz Henrique, não escondendo sua emoção.
Emoção este manifestada pelos seminaristas pelas lágrimas deixando escorrendo e pelas orações que fizeram desde o primeiro momento que chegaram a Igreja do Alto da Serra, agradecendo o testemunho do sacerdote que com sua oração, acolhimento e sorriso testemunhou para eles o que é ser padre.
Durante toda a manhã e a tarde, os padres se dividiram para celebrar a Santa Missa, celebração esta que o Padre Francisco deixou de fazer apenas duas vezes quando ainda estava atuando e depois que ficou doente. A última missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, acontece às 15h e em seguida o velório.