Pascom promove 5º Muticom Diocesano

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis realizou no domingo, 20, seu 5º Mutirão de Comunicação (Muticom), reunindo cerca de 60 agentes pastorais no Centro de Formação São Francisco de Assis, em Piabetá. O encontro teve como tema a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

O evento foi aberto com a Santa Missa, presidida pelo coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão. Em sua homilia, o sacerdote recordou aos presentes que ser um agente da Pascom é colocar a serviço da Igreja e das demais pastorais.

Clique na imagem e veja outras fotos

Pe. Brandão destacou a importância da espiritualidade dos integrantes da pastoral, que, segundo ele, devem unir o trabalho à oração.

Logo após a Santa Missa, teve início a primeira palestra do dia, sobre o tema do evento. A jornalista e católica e membro da Comunidade Shalom, Andréia Gripp, apresentou a mensagem aos participantes e falou sobre as expectativas em relação ao Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a família.

Em sua reflexão, Andréia contextualizou a mensagem do Papa Francisco que está inserida no cenário do Sínodo sobre as famílias e também nas pregações do Santo Padre a respeito da Teologia do encontro.

Segundo ela, o diálogo apresentado por Francisco em sua mensagem deve ser o centro do Sínodo de outubro. “De forma resumida, diria que o Sínodo vem trazer a proposta do diálogo e da misericórdia. O Sínodo não vem para mudar doutrinas”, declarou.

Quanto à mensagem do Pontífice para o Dia Mundial das Comunicações, Andréia Gripp ressaltou três aspectos importantes: família como escola, trama e sujeito de comunicação.

A jornalista indicou que os agentes da Pastoral da Comunicação devem seguir os ensinamentos do Papa Francisco em sua atuação pastoral para conseguir fazer com que sua comunicação seja construtora de unidade. “A Pascom está em todas as pastorais, é uma comunicação transversal”, declarou.

Na parte da tarde, os participantes tiveram duas oficinas: vídeo e foto.

O agente da Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Teresópolis) e diretor artístico de televisão, Tomil Gonçalves, ministrou a oficina de vídeo, apresentando o processo de produção audiovisual. Com dinâmicas, falou aos presentes sobre a importância de se contar uma história por meio das imagens, tendo em mente um roteiro.

A oficina de fotografia foi ministrada pela fotógrafa Renata Santos, que explicou aos agentes pastorais algumas questões técnicas, mas também ressaltou o papel do fotógrafo, que deve ter a sensibilidade para também contar uma história por meio de suas imagens.

Renata pontuou ainda alguns cuidados necessários aos agentes da Pascom, uma vez que, antes de serem fotógrafos, são católicos e devem viver aquele momento que estão registrando. “Em uma Missa, a homilia também é feita para você, o Evangelho é proclamado para você… então, vai, faz umas três ou quatro fotos e saia, fique no canto ouvindo, prestando atenção, porque você também é católico e deve participar”.