Organizadores comemoram sucesso do simpósio da BNCC em Teresópolis

Diocese

WhatsApp Image 2017-09-04 at 08.54.09Cerca de 200 pessoas entre educadores, religiosos, pais e responsáveis participaram do Simpósio Base Nacional Comum Curricular que aconteceu no Centro Pastoral e Social da Paróquia de Santo Antônio, em Teresópolis. O evento teve como principal meta apresentar a esse público diretamente interessado na questão os detalhes sobre a implantação da nova base e algumas disparidades com a realidade educacional do país.

Foram realizadas quatro plenárias com especialistas do assunto, como o professor Felipe Nery, que abriu o evento falando sobre os conceitos de competências e habilidades da BNCC.  Já a professora Andreia Medrado trabalhou o tema “História e Panorama da Educação Brasileira”. O médico Tiago Stefanon abordou as perspectivas e o desenvolvimento de currículo dentro da BNCC. Por fim, Neri e Medrado voltaram à mesa para discorrer sobre a Ideologia de Gênero na BNCC.

Além de atrair a atenção da classe educacional, o evento também contou com participação de políticos, como o deputado federal Zé Augusto Nalim, dos vereadores Felipe Baltazar, do município de São José do Vale do Rio Preto; Leandro Rodrigues, de Magé; e dos vereadores Leonardo Vasconcelos e Claudia Lauand, da Câmara de Teresópolis. O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Paulo Igor, enviou assessores para acompanhar os trabalhos.

Um dos idealizadores do evento, Padre Leonardo Tassinari, de Magé, destacou a importância de estarmos antenados nos assuntos “Para não sermos mais uma vez enganados por aqueles que não possuem compromissos com a verdade”. Ele Incentivou a criação de grupos de estudo e se comprometeu a continuar trabalhando por uma sociedade mais justa e honrada.

Para o professor Leandro Soares, fundador da Comunidade Mãe do Verbo Divino e também organizador do simpósio, metas foram atingidas. “O simpósio alcançou seu objetivo em trazer as informações necessárias sobre a Base Nacional Comum Curricular. Sobretudo apresentar aos professores, pais e a classe política os riscos que corremos de haver a implantação obrigatória de um sistema único de educação Então avaliamos como muito positivo e pretendemos melhorar ainda mais as estruturas para o próximo, com entusiasmo e animo, principalmente pelo retorno positivo dos participantes, o que nos motiva a continuar nessa linha, nesse projeto”, comemora.

Após o dia inteiro de trabalho ficou decidido que haverá um grupo de estudos para acompanhar o desenvolvimento da aplicação da BNCC na região da Diocese de Petrópolis.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *