Nota da Diocese de Petrópolis sobre as eleições 2016

Nota da Diocese de Petrópolis sobre as eleições 2016 e escolha dos candidatos pelos partidos

A Diocese de Petrópolis vem a público, por meio desta nota, afirmar que a Igreja Católica não indica nenhum candidato a prefeito, a vice ou a vereador dos partidos políticos e nem toma posição contra ou a favor de qualquer candidato ou partido.

Qualquer manifestação ou posicionamento político assumido por qualquer membro do Clero Diocesano (Padre e Diácono) ou por religioso e religiosa, leigo ou leiga, não é o posicionamento da Igreja Católica.

É importante ressaltar que, com o uso das redes sociais e outros meios de comunicação, como blogs e sites, tais manifestações são divulgadas para um grande número de pessoas. Por isso, quem recebe estas mensagens deve verificar os autores.

É importante ressaltar que, qualquer manifestação ou orientação política será sempre assinada pelo Bispo Diocesano e divulgada nos veículos oficiais de comunicação da Diocese, neste caso o site – www.diocesepetropolis.org.br.

Como de costume e por orientação da Santa Sé e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e em comunhão com os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB (as duas arquidioceses e oito dioceses do Estado do Rio) a Diocese de Petrópolis toma por iniciativa orientar os cristãos e toda população para que escolham candidatos em quem vão votar, que tenham compromisso com a vida, com a justiça, com a ética, com a transparência, com o fim da corrupção, além de seu testemunho na comunidade de fé.

Por isso, a Diocese de Petrópolis exorta as comunidades a aprofundarem seu conhecimento sobre a vida política de seu município e do país, fazendo sempre a opção por aqueles que se proponham a governar a partir dos pobres, não se rendendo à lógica da economia de mercado cujo centro é o lucro e não a pessoa.