Com a presença de agentes da Pastoral da Comunicação dos quatro decanatos, no domingo, dia 25 de setembro, aconteceu o Muticom da Diocese de Petrópolis, com o tema “Pascom e Legislação: LGPD, Direitos Autorais e o Serviço Pastoral”. O encontro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, que animou os agentes a continuarem seu trabalho de evangelização por meio da comunicação, lembrando que sempre está em contato com todos na missa que celebra em diversas paróquias e comunidades.
Para o bispo diocesano o trabalho realizado pela Pascom na Diocese foi fundamental durante a pandemia e continua sendo, lembrando que a missão de todos os batizados é levar Jesus Cristo a todas as pessoas. O Muticom foi aberto com a celebração da missa, presidida por Dom Gregório Paixão, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto em Petrópolis, onde aconteceu o encontro.
O assessor diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão também esteve presente no Muticom animando os agentes a continuarem seu trabalho e ao final anunciou onde seria o Muticom 2023, no Decanato São José de Anchieta, que reúne as paróquias nos municípios de Magé e Guapimirim.
O assessor jurídico da Mitra Diocesana, o advogado Anderson de Souza Cunha falou sobre o tema central do Muticom “Pascom e Legislação: LGPD, Direitos Autorais e o Serviço Pastoral”. De forma clara e didática, Anderson de Souza conduziu a apresentação, mostrando qual a importância da legislação e o que isto influencia no trabalho da Pastoral da Comunicação e como podemos e devemos respeitar a legislação em vigor, sem perder a essência e a missão central que é evangelizar.
Na parte da tarde, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas. A primeira ministrada por Bruna Maba falou sobre a “Identidade visual: minha paróquia precisa de uma? Como e por que fazer?” e segunda com Bruna Bittencourt sobre “Fotografia: a prática de fotos com mais qualidade”.