Com missa de abertura presidida por Dom Joel Portella Amado, os diáconos permanentes da Diocese de Petrópolis realizaram seu retiro anual, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora. O pregador desse ano é o Monsenhor José Maria Pereira, pároco de São José do Itamaraty e Vigário Geral da Diocese, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto.
Em sua homilia, Dom Joel disse ser muito significativo o fato de o retiro se iniciar no dia de Santa Rosa de Lima, uma santa cuja vida pode ser compreendida como uma grande diaconia. Assim como na parábola lida no evangelho do dia, o homem vende tudo que tem por que encontrou um tesouro, “também nós somos convidados a encontrar cada vez mais Jesus Cristo e, com Ele e por Ele, largar o que não nos leva à santidade e ao anúncio do Evangelho”.
Desde que chegou na Diocese de Petrópolis, Dom Joel tem manifestado sua alegria pela presença dos diáconos permanentes, afirmando que é uma de suas muitas riquezas. A Diocese, no momento, possui 62 diáconos permanentes, com a previsão de ordenação de mais quatro no dia 14 de setembro.
Os diáconos têm atuado na liturgia, na catequese e na animação de comunidades. Alguns diáconos ajudam mais diretamente na coordenação diocesana das pastorais sociais.
Além dos diáconos permanentes, anualmente, nos últimos anos a Diocese tem contato com diáconos transitórios, seminaristas em preparação para o sacerdócio. Este ano serão três, ordenados diáconos no dia 31 de agosto, às 9h, na Catedral São Pedro de Alcântara.