Pesquisar
Close this search box.

Jubileu de 250 anos da devoção ao Bom Jesus de Matosinhos

“Este é um grande momento de fé, louvor e gratidão pela presença do Bom Jesus em nossas vidas. É um momento de graças e bênçãos para todos. A vocês romeiros, que vêm celebrar e agradecer ao Bom Jesus, só temos que pedir que Ele os abençoe e proteja sempre”, são algumas das palavras do reitor do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, padre Márcio Damasceno, ao concluir a celebração de 250 anos da Devoção no dia 28 de agosto.

Padre Júlio Caldeira, IMC

Maior festa do Estado

No último final de semana de agosto é celebrada a feesta em louvor ao Bom Jesus, no santuário de Matosinhos, localizado na região rural da cidade de Paraíba do Sul. Esta é a maior festa religiosa do estado do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 30 mil romeiros, vindos de vários lugares da região e de outros Estados, para expressar sua fé no Bom Jesus.

Neste ano de 2023 as celebrações tiveram um motivo mais, pois se celebram 250 anos da Devoção ao Bom Jesus de Matosinhos, iniciada em 1773 com a construção de uma pequena ermida de pau a pique. Nesta ocasião, o reitor do Santuário agradeceu a todos os romeiros que “vieram celebrar conosco esse jubileu de 250 anos de devoção ao Bom Jesus de Matosinhos. As bênçãos chegaram com as chuvas que apagaram a poeira. Agradeço o seu testemunho de fé em Jesus, como Pedro no Evangelho hoje”.

A grande festa foi precedida pela novena realizada de 18 a 27 de agosto, e celebradas com muita fé e gratidão. “Que continuemos professando sua fé e sejamos firmes nela todos os dias da nossas vidas. Que não desanimemos diante dos momentos difíceis que enfrentamos. Só tenho gratidão a todos que vieram celebrar conosco estes 250 anos da Devoção ao Bom Jesus de Matosinhos, sempre marcada pelas bênçãos de Deus, como esta chuva que caiu no meio de nós nestes dias”, conclui o padre Márcio.

Um pouco da sua história

Em meados do século XVIII, camponeses portugueses oriundos da Vila de Matosinhos, ali se fixaram na vertente oriental da Serra do Sucupira, abrindo roças de subsistência com pequena plantação e gado. Devotos do Bom Jesus, por volta de 1773 ergueram no local uma pequena ermida de pau-a-pique, em louvor a Bom Jesus Crucificado. Com a frequência de fiéis, romarias e pagamentos de promessas, é elevada a Curato por volta de 1776.

Com a ajuda de Pedro da Costa Lima, o antigo templo serviu ao povoado até 1862, quando foi demolido. No mesmo ano, por iniciativa do Sr. Martinho Álvares da Silva Campos, então proprietário da Fazenda do Matosinhos de Sardoal, foi construída uma capela de maior porte arquitetônico, que possuía altar-mor e dois altares laterais, com imagens belíssimas, especialmente a do Bom Jesus Crucificado.

A atual igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1953 e foi concluída em 1959, pelo pároco italiano Luiz Raymondo. A grande romaria acontece, anualmente, no último domingo de agosto, onde os fiéis dão graças e pagam promessas pelos milagres alcançados. No local existe uma “sala dos ex-votos” com testemunhos milagroso, desde o século XVIII, numa demonstração de devoção ao Bom Jesus.

O santuário de Bom Jesus de Matosinhos faz parte da paróquia Santana de Inconfidência, da diocese de Petrópolis, pastoreada por dom Gregório Paixão OSB. Seu atual reitor é o padre Márcio Antônio Damasceno, do clero diocesano de Petrópolis, que também é pároco da paróquia de Santana de Inconfidência.

A Festa de Bom Jesus de Matosinhos foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, através do projeto de lei aprovado em 2021. Ela reúne fiéis e romeiros na devoção ao Jesus Crucificado, símbolo de fé e milagres nestes mais de dois séculos de Devoção à maior festa religiosa do estado do Rio de Janeiro.

Fonte; Vatican News – https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-08/jubileu-250-anos-devocao-bom-jesus-matosinhos.html

 

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ