Instituições assinam Termo de Cooperação em favor de pessoas em vulnerabilidade social

Fernando da Pastoral de Rua, Padre Jorge, Hélio Carracena da TV Diário de Teresópolis, Nilcélio, coordenador da Fazenda Esperança e os advogados da OAB, Édio de Paula (Presidente da OAB Teresópolis), o advogado Carlos (Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB), o advogado Francisco (Conselheiro da OAB)

Um termo de cooperação técnica foi estabelecido entre várias entidades em Teresópolis, com o objetivo de unir esforços para acolher pessoas em vulnerabilidade social e garantir que eles tenham acesso a políticas públicas que promovam moradia, educação e uma vida digna. A iniciativa envolve a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Teresópolis, a Pastoral de Rua São Francisco de Assis, a Fazenda da Esperança – Obra Social Nossa Senhora da Glória e a Mitra Diocesana de Petrópolis, por meio da Paróquia Santa Teresa em Teresópolis.

O Padre Jorge Pacheco, pároco de Santa Teresa, enfatizou a necessidade de um olhar atento e solidário para com os “invisíveis” da sociedade, aqueles que vivem nas ruas e muitas vezes são ignorados. Ele destacou, assim como os representantes das demais instituições, que a assinatura do termo de cooperação é um momento histórico, não apenas para Teresópolis, mas para as entidades envolvidas.

Aproveitando o momento, Padre Jorge destacou a realização do Sínodo na Igreja, que está trabalhando a unidade das pessoas, afirmando que “o que está acontecendo aqui é o que a Igreja sonha e planeja, toda sociedade trabalhando num único propósito e, de modo muito especial, esses nossos irmãos de rua são os invisíveis que ninguém quer ver, mas estão nas nossas calçadas, nas nossas praças e precisamos ter um olhar para eles”, e lembrou as palavras da Sagrada Escritura: “quem der um copo de água a um dos filhos de Deus já terá uma grande recompensa”.

Padre Jorge enfatizou ainda que a Fazenda Esperança oferece muito mais que um copo d’água, afirmando que, a partir de agora, a OAB e seus diversos membros darão muito mais para os irmãos e irmãs de rua. Ele agradeceu o empenho de todos, a participação da Pastoral de Rua e o apoio do Grupo Diário de Teresópolis, onde o termo foi assinado e divulgado publicamente para a cidade.

Participaram da assinatura do termo de cooperação técnica o advogado Édio de Paula (Presidente da OAB Teresópolis), o advogado Carlos (Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB), o advogado Francisco (Conselheiro da OAB), Fernando, coordenador da Pastoral de Rua em Teresópolis, o Padre Jorge e Nilcélio, coordenador da Fazenda Esperança em Teresópolis, que se mostrou entusiasmado com a iniciativa.

A partir de agora, com a assinatura do termo de cooperação, a OAB não apenas abraça a Fazenda Esperança, como também dará apoio jurídico e doações com o objetivo de cuidar das pessoas vulneráveis atendidas pela entidade. Padre Jorge mencionou que uma casa foi construída para acolher 14 pessoas e outras estão nos planos para serem construídas, ampliando a capacidade de atendimento. Entre os objetivos, está ajudar com a infraestrutura da Fazenda Esperança, que prevê a criação de horta, criação de animais e lago para criação de peixes.

A união entre as entidades é vista como um passo histórico e essencial para enfrentar os desafios que os irmão e irmãs de rua passam diariamente. A colaboração é considerada crucial para maximizar o impacto das ações sociais. O projeto visa não apenas fornecer abrigo, mas também reabilitar e reintegrar as pessoas em vulnerabilidade social a sociedade, principalmente aqueles atendidos pela Fazenda Esperança e a Pastoral de Rua. Isso inclui oferecer suporte jurídico, psicológico e social, além de criar oportunidades de autossuficiência através de atividades como a criação de animais e produção de alimentos.

O presidente da OAB de Teresópolis, Édio de Paula, não escondeu sua alegria em participar desta iniciativa, ressaltando a importância de a sociedade estar unida com este propósito, afirmando que “precisamos pensar no nosso semelhante”. Ele comentou ainda que o sentido da vida é estar a serviço do próximo e que, quando isso não se realiza, nada faz sentido.

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br