Começa amanhã a Semana Diocesana Antidrogas

O grupo petropolitano Rede Vida Plena, em parceria com a Diocese de Petrópolis, promove entre os dias 16 e 27 de junho, a Semana Diocesana Antidrogas, dentro da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. O evento é totalmente on-line, com todas as transmissões pelo canal da Pascom Diocese de Petrópolis no Youtube – https://www.youtube.com/c/PetropolisPascom – sempre às 20h.

A abertura acontece no dia 16 com Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, que vai falar sobre “A Cultura Contemporânea e a Dependência Química”. Uma prévia do que será a Semana Diocesana Antidrogas acontece no sábado, às 20h, no mesmo canal. A partir do 16 até o dia 26, o evento conta com diversas participações e no dia 27, acontece uma ação concreta na cidade, quando o grupo Rede Vida Plena vai entregar doações as comunidades terapêuticas.

Entre os participantes das lives durante a semana estão Denise Ferreira, coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade; o professor e sociólogo, Alessandro Garcia; Edurado Miranda do Grupo Esperança Vida de Mauá em São Paulo; Elen Viviane, presidente do Rio Contra às Drogas; Tadeus Assis, técnico de Dependência Química; Irmão Ricardo, Missionário da Comunidade Servos da Divina Misericórdia; Sonia Lopes, coordenadora regional do Amor Exigente da Região Serrana; Padre Fabiano Motta, missionário na Fazenda Esperança; Raul Miranda, médico psicoterapeuta e a psicóloga Leandra Iglesias.

Durante a semana serão abordados temas como prevenção as drogas, o consumo de álcool na pandemia, a família e o dependente químico, princípios para um tratamento eficaz, políticas públicas e busca de recursos e tantos outros temas. Aproveitando a participação de religiosos, será discutido temas como missão e esperança, servir na misericórdia entre outros aspectos do cuidado na prevenção as drogas e do dependente químico.

A Semana Nacional de Política sobre Drogas, acontece desde o decreto publicado em 28 de maio de 1999. Esta semana antecede o dia 26 de junho, data internacionalmente instituída pela ONU como dia internacional de combate às drogas,

A Rede Vida Plena é um grupo formado por amigos católicos que atuam voluntariamente em diversas frentes ajudando familiares e dependentes químicos que procuram ajuda. Além das lives que começam dia 16, no dia 26 de junho o grupo estará com uma barraca no centro da cidade realizando um trabalho de prevenção e arrecadando donativos que serão destinados para as Comunidade Terapêuticas parceiras da Rede.