Educar os filhos é em primeiro lugar dever da família, ou seja, do Pai e da Mãe. Essa é uma Lei Natural. Nenhuma força de Lei pode retirar da família o sagrado direito de educar os filhos.

O V SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO, abordará o tema: Educar na liberdade – Princípios Pedagógicos da Ética das Virtudes.

Com objetivo de aprofundar o tema convidamos o Pe. e Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves, como nosso principal conferencista, cujo o mesmo, lançou recentemente um livro com o título que dá nome ao tema de nosso Simpósio.

O autor de “Educar na liberdade: Princípios Pedagógicos da Ética das Virtudes” , nos oferece caminhos para penetrarmos em um dos segredos da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que, nos mostra uma via excelente de diálogo, no qual se ressalta a beleza de uma vida bem lograda.
Desde a Ética da Virtude (Capítulo I), passando pela Gênese das Virtudes (Capítulo II), até chegar ao tema da Educação a partir da Ética da Virtude (Capitulo III), o autor leva-nos progressivamente ao conhecimento de uma Lógica e de uma realidade altamente prática, mesmo em sua vertente teórica.
Como todo ser humano precisa formar-se continuamente, até à morte, esse trabalho apresenta-se como um referencial para os educadores de diversos tipos: pais, professores e líderes em geral.
Pe. Anderson é Sacerdote da Diocese de Petrópolis (RJ); Professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Formador do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis ; Doutor em Filosofia pela Pontifícia Università Della Santa Croce (Roma, 2014), tendo o seu doutorado reconhecido pela UNICAMP (2019); Mestre em Teologia Moral pela mesma Universidade (2019); Bacharel em Teologia pela Universidade de Navarra (Espanha, 2008).
Publicou pela Editora Raimundo Lúlio : “Ser e Dever-Ser: Tomás de Aquino e o debate Filosófico, Contemporâneo” (2015) e “Ateísmo e Relativismo: é possível conciliar?” (2017). E pela Editora Cultor de Livros, publicou: “Alegres na esperança: escritos de Teologia” (2019).

Programação Do V Simpósio sobre Educação:
14hs – Credenciamento e Composição da Mesa
14hs30m – Exposição do 1º tema: A Questão Educativa Moderna e a Ética das Virtudes
15h15m – Intervalo
15h30m – Exposição do 2º tema: A educação para as Virtudes no processo Pedagógico
16h15m – Coffee Break
16h45m – Exposição do 3º tema: A Educação das Virtudes entre Habilidades e Competências da BNCC
17h30m – Plenário
18h – Apresentação do Livro com Autógrafos
18h30m – Encerramento

OBS.: O Simpósio Diocesano sobre Educação 2021, será realizado na forma Híbrida (presencial e online) respeitando as orientações sanitárias para este tempo de Pandemia. Para modalidade presencial,teremos apenas a capacidade de acolher 50 pessoas. Então corra e faça a sua inscrição!

Neste dia também faremos o lançamento do livro.

Data do evento: 03.07.2021
Local do evento: Quadra São João XXIII.
Av. Padre Anchieta, 238, Magé – RJ.

Para fazer a inscrição no Simpósio sobre Educação clique na imagem abaixo.

Programação Do V Simpósio sobre Educação:
14hs – Credenciamento e Composição da Mesa
15h15m – Intervalo
16h15m – Coffee Break
17h30m – Plenário
18h – Apresentação do Livro com Autógrafos
18h30m – Encerramento

Neste dia também faremos o lançamento do livro.

Data do evento: 03.07.2021
Local do evento: Quadra São João XXIII.
Av. Padre Anchieta, 238, Magé – RJ.