Encontro dos Políticos Católicos em Raiz da Serra

Dec. São José de Anchieta
Dom Roberto e Padre Alexander

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Raiz da Serra, Decanato São José de Anchieta, sediou o encontro regional da Pastoral dos Políticos Católicos Cristãos do Regional leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram cerca de cem pessoas, entre elas o vereador de Teresópolis, Tenente Jaime e o encontro foi coordenado por Dom Roberto Francisco F. Paz, bispo referencial do regional para Pastoral dos Políticos Católicos e Bispo de Campos de Goytacazes, que presidiu a missa de abertura do encontro.

O pároco de Raiz da Serra, Padre Alexander de Brito manifestou sua alegria por receber o encontro da Pastoral e colocou a Paróquia a disposição para outras reuniões. Ele falou da importância deste trabalho e justificou a ausência do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão (OSB), informando que ele tinha outros compromissos no mesmo horário e por isso não podia estar presente.

Durante o encontro Dom Roberto fez uma reflexão sobre o tempo litúrgico do Advento, lembrando que é um momento de esperança e reconciliação. Ele também apresentou uma análise da conjuntura pós-eleitoral, as perspectivas e desafios, lembrando que é preciso defender o pluralismo e afirmando que foi a primeira vez onde uma eleição foi ganha com a utilização das redes sociais.

O bispo chamou atenção para os problemas ocorridos durante a campanha eleitoral, quando muitas famílias ficaram divididas e amigos se distanciaram. Ele afirmou que a política não pode ser motivo de desunião entre as pessoas, principalmente nas famílias. Manifestou preocupação com a hegemonia das fake news, frisando que é preciso ter critérios com relação as notícias divulgadas e que ao longo do período eleitoral houve uma preocupação em ver apenas o lado negativo dos candidatos do que em apresentar propostas.

Dom Roberto frisou a necessidade de continuar combatendo a corrupção, porém, chamou atenção para a forma como este combate tem sido feito e sugeriu como leitura o livro “O espetáculo da corrupção”. Para ele é preciso aprimorar cada vez mais os instrumentos contra a corrupção, mais é preciso saber como fazer e uma das formas apontadas pelo bispo é a participação popular nas decisões por meio dos conselhos municipais e acompanhamento das ações do Legislativo e Executivo.

Ele destacou como um ponto positivo da eleição foi à afirmação e demonstração clara que o povo brasileiro não aceita a destruição da família e quer a defesa da vida em todos os seus aspectos. Para Dom Roberto o próximo ano com os novos governos Federal e Estadual será de mudanças e a Pastoral por meio de seus encontros vai continuar ajudando as pessoas.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *