O bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, embarcou para Roma na tarde de hoje (dia 27), onde participa da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, como um dos padres sinodais, representando a Igreja Católica do Brasil. No momento de seu embarque, o bispo falou de sua expectativa para este segundo encontro do Sínodo e pela experiência de viver a sinodalidade movida pelo Espírito Santo.
As reuniões do Sínodo têm início no dia 2 de outubro e terminam no dia 27 de outubro, quando Dom Joel retorna à Diocese de Petrópolis. O Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, e o Chanceler da Cúria Diocesana, Padre Thomas Andrade Gimenez Dias, acompanharam o bispo diocesano até o aeroporto, representando o clero e o povo de Deus.
Monsenhor José Maria pediu que todos os diocesanos se unam em oração pela realização do Sínodo dos Bispos e por Dom Joel, lembrando o pedido do Papa Francisco para que toda a Igreja, neste mês, esteja em oração pelos padres sinodais. O Vigário Geral lembrou ainda que é possível compartilhar a oração pelo Sumo Pontífice e pelos bispos, entre eles Dom Joel, acessando o site https://clicktopray.org/synod.
O Sínodo é um tempo de oração, “não é uma convenção”, mas “uma assembleia eclesial que reza”, é um tempo de escuta da Palavra de Deus e do Espírito e também uma ocasião para implorar de Deus o perdão pelos pecados da Igreja. Foi desta maneira que o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, apresentou os trabalhos da segunda sessão, no dia 16 de setembro, recordando que o Papa Francisco, na abertura do Caminho Sinodal, no dia 9 de outubro de 2021, destacou que “o protagonista do Sínodo é o Espírito Santo”.
Participantes
A lista de participantes na segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos não apresenta grandes alterações em relação à lista de participantes na primeira sessão. Está dividida em membros (ou seja, aqueles que têm direito de voto) que estão organizados, como habitualmente, de acordo com o título de participação (ou seja, membros ex officio, ex designatione e ex electione); convidados especiais e outros participantes.
São os delegados brasileiros:
Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ);
Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP);
Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM);
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA);
Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).
Outros brasileiros no Sínodo:
Cardeal Sergio da Rocha, como membro do Conselho Ordinário;
Cardeal João Braz de Aviz, como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
Padre Adelson Araújo dos Santos, entre os especialistas e facilitadores;
Padre Agenor Brighenti, entre os especialistas e facilitadores;
Padre Miguel de Oliveira Martins Filho, entre os especialistas e facilitadores;
Dom Jaime Spengler, pela presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam);
Maria Cristina dos Anjos da Conceição, da Cáritas Brasileira, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável;
Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas.
Acompanhe as notícias sobre o Sínodo pelos sites:
https://diocesepetropolis.com.br/
https://www.cnbb.org.br/
https://www.synod.va/it.html
https://www.vaticannews.va/pt.html
Fonte: CNBB e Vatican News