Notícias › 21/03/2016

Dom Gregório Paixão recebe Medalha Koeler

A sessão solene, promovida pela Câmara Municipal (CMP) e Pelo Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), na noite de sexta-feira, dia 18, no Palácio do Quitandinha, foi marcada pela emoção e saudade, com a homenagem a Frei Antônio Moser, que nesta data receberia a Medalha Koeler Grau Cruz de Mérito. A Ordem dos Frades Menores (OFM), Centro Educacional Terra Santa e a Editora Vozes, foram representados por Valter Zanacoli Junior, que recebeu a medalha, entregue pela vereadora Gilda Beatriz, autora da homenagem.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A resolução da Câmara Municipal, que concedeu a Medalha Koeler a Frei Moser, foi aprovada pelos vereadores, no dia 25 de fevereiro, 13 dias antes de sua morte, ocorrida no dia 9 de março, na Estrada Washington Luis. Ele foi vítima de uma tentativa de assalto e quando tentou fugir levou um tiro que atingiu seu coração. Durante a entrega da Medalha a Valter Zanacoli, foi passado um vídeo com várias imagens de Frei Moser e uma mensagem destacando seu trabalho, sua vida e o legado deixado por ele.

O Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, também foi homenageado com a Medalha Koeler Grau Cruz de Mérito, entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor. Dom Gregório falou em nome dos homenageados, assumindo o lugar de Frei Moser e destacou, entre várias virtudes do frei, o fato dele ter sido vítima da violência que tanto combateu, assim como outras personalidades mundiais, como Martin Luther King, que lutou contra o racismo e não teve a oportunidade de ver a eleição do primeiro negro para presidente dos Estados Unidos, e Mahatma Gandhi, que morreu sem ver a independência da Índia, ambos assassinados.

Dom Gregório Paixão falou da importância de receber a Medalha e dos títulos de Cidadão Petropolitano, entregue a 45 homenageados, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. “Por trás desta medalha e destes títulos que acabamos de receber há uma história, a nossa história. Existe a luta de muitos homens e mulheres para construir esta civilização e por isso não podemos ter vergonha destes títulos, mas ter orgulho de sermos petropolitanos”, frisou o bispo.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho não escondeu a emoção por receber o título de Cidadão Petropolitano, concedido pelo vereador Ronaldo Ramos. “É uma grande emoção voltar a Petrópolis para receber esta homenagem. Vive aqui momentos agradáveis da minha vida, onde fui juiz durante quatro anos, de 1984 a 1988. Tive a oportunidade de ser professor da UCP e por isso é muito bom volta a Petrópolis, encontrar os amigos e receber uma homenagem desta importância”.

A sessão solene, promovida pela Câmara Municipal (CMP) e Pelo Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), foi presidente pelo vereador Paulo Igor e pela presidente do IHP, Maria de Fátima Moraes Argon. Em seus discursos, eles ressaltaram a importância da premiação e momentos da história de Petrópolis ligada a história de Dom Pedro II e dos poderes Executivo e Legislativo. O vereador Luiz Antônio Pereira de Aguiar, falou em nome dos vereadores e destacou a importância do desenvolvimento da cidade a partir da experiência vivida ao longo da história. O prefeito Rubens Bomtempo, que estava acompanhado dos secretários de governo e da primeira-dama, Luciane Bomtempo, falou sobre a pessoa de Frei Moser, ressaltando todo trabalho realizado por ele, frisando que ele deixa um grande legado e um vazio na história social de Petrópolis.

Veja a lista dos homenageados com título de Cidadão petropolitano:

Vereador Anderson Juliano: Valdek Arcanjo de Oliveira Rocha, Hercules Fajoses e Francisco Otero Bugarin.

Vereadora Gilda Beatriz: Fernando Costa Reis Padilha, Alessandra Azzi Toth e Rousely de Melo Alvarez.

Vereador Jorge Martins (Jorginho Banerge): Padre André Luiz Rodrigues Barbosa, Aline Calile dos Santos e Luiz Antônio Reis.

Vereador Luizinho Sorriso: Pastor Sebastião André, Valter Zanacoli Junior e Gustavo Alberto Trompowsky Heck.

Vereador Marcos Montanha: André Gomide Junqueira, Liomar dos Santos Tedesco e Maurício Eloy Rodrigues Malta Silva.

Vereador Maurinho Branco: Luiz Olimpio Mangabeira Cardoso, Mateus Scagliarini Junior e José Renato Magnani Chernicharo.

Vereador Reinaldo Meirelles: Alexandre de Barros Teixeira, Victoria Simão e Tenente Coronel Marcelo da Silva Quinhões.

Vereador Osvaldo do Vale (Vadinho): Maria Ivone de Santana Alves Dantas, Ney Marcos de Paula Júnior e Sueli das Graças Ferreira.

Vereador Pastor Sebastião: Tenente Coronel Jonas de Oliveira Santos Filho, Carlos Adriano Gazanego Pontes e Eni Paula de Oliveira Gonçalves.

Vereador Paulo Igor: Pierre Constâncio de Mello Mattos Thomé de Souza, Elisabeth Mayumi Sone de Ribeiro e Bruno Armbrust.

Vereador Ronaldão: Oudair Teixeira Azevedo, Alberto da Silva Alves e Geraldo Magela de Oliveira Lino.

Vereador Ronaldo Ramos: Wander Silveira e Silva, Luiz Roberto Gontijo e Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Vereador Roni Medeiros: Terezinha de Jesus Gomes de Souza, Jorge Teixeira de Paiva e José Agostinho Souza Vardiero.

Vereador Silmar Fortes: Claudio Martins da Silva, Cândido Evangelista da Fonseca Neto e Paulo Henrique de Almeida Rodrigues.

Vereador Thiago Damaceno: Sidney Luiz de Matos Mello, Marcus Antônio Curvelo da Silva e Adriana Madeira Coutinho.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.