Notícias › 23/03/2016

Dom Gregório Paixão preside missa do Crisma na Catedral de Petrópolis

O Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, preside amanhã (dia 24/03), às 9h, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, à missa do Crisma, conhecida também como Missa dos Santos Óleos. Nesta missa, o Bispo benze os óleos usados nos sacramentos do Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos. Durante a missa, os padres renovam as promessas sacerdotais ao bispo diocesano.

Esta missa acontece pela manhã, pois a noite, com a missa da Ceia do Senhor ou como é conhecida popularmente, missa do lava-pés, tem início o Tríduo Pascal quando os católicos lembram os últimos momentos da vida de Jesus Cristo e no sábado, a missa da vigília pascal, celebram a ressurreição de Cristo. Este ano, a missa do lava-pés, poderá ter mulheres, conforme decreto publicado pelo Papa Francisco, alterando a norma de participação litúrgica nesta celebração, quando, até o ano passado, apenas homens podiam representar os Apóstolos, cujos pés foram lavados por Cristo.

Na sexta-feira, os católicos celebram a Paixão e Morte de Jesus. Em Petrópolis, a principal celebração acontece na Catedral, às 15h e ao final, os fiéis saem em procissão pelas principais ruas do centro. No sábado, a grande celebração é a missa da vigília pascal, cheia de simbolismo, pois com esta missa, os católicos lembram a ressurreição de Jesus.

Os óleos que são benzidos durante a missa na manhã de hoje na Catedral de Petrópolis são:

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.