Dom Gregório Paixão celebra hoje oito anos na Diocese de Petrópolis

Dom Gregório Paixão, OSB, celebra hoje, oito anos de seu governo episcopal na Diocese de Petrópolis, com missa no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, às 19h30. Recuperado do Covid-19, Dom Gregório Paixão agradece a Deus o dom da vida e por ter passado por essa experiência, pois agora sabe e entende todo sofrimento daqueles que foram e estão contaminados pelo coronavírus.

O bispo da Diocese de Petrópolis foi um entre muitos religiosos, padres e bispos que contraiu o vírus no exercício do seu ministério sacerdotal. Dom Gregório Paixão desde o início da pandemia para ficar próximo dos fiéis e incentivando o isolamento social, passou a fazer lives, inicialmente transmitidas pelo facebook e depois pelo seu canal no Youtube com estudo da Sagrada Escritura e como era a Época de Jesus.

A missa no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino será transmitida pelas redes sociais da Paróquia de Correas no Facebook e no Youtube, com retransmissão pelas redes sociais da Diocese.

Dom Gregório Paixão nasceu em Aracaju (Sergipe) em 03 de novembro de 1964. Filho de José Gregório e Josefa Bernadete Paixão Gregório e possui quatro irmãos, sendo um deles monge beneditino. Cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano de Aracaju. Ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando em 1989.

No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos, como o de Bibliotecário; Mestre de Coro; Organista; Mestre de Noviços; Ecônomo; Arquivista; Prior, dentre outros. Durante o período de formação cursou Piano e Órgão de Tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador. Estudou artes plásticas no atelier do renomado pintor Waldo Robatto.

Em 1987, foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro a fim de cursar Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, recebendo nota máxima pela tese “O Panteão Nagô, Aspectos Hagiográficos do Candomblé da Bahia, Elementos Míticos e Históricos”.

Em 18 de julho de 1992 foi ordenado diácono por Dom Ricardo Weberberger, OSB e, em 21 de março de 1993, foi ordenado presbítero por Dom Lucas Cardeal Moreira Neves. Possui doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Foi Diretor do Colégio São Bento da Bahia; da Faculdade São Bento, assim como da Revista Análise e Síntese. Lecionou Língua Grega, Antropologia Cultural e Homilética. Possui 14 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistas nacionais e estrangeiras. Em 29 de julho de 2006 foi eleito bispo de Fico, na Mauritânia, trabalhando como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também Secretário Geral do Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.

No dia 10 de outubro de 2012 o Santo Padre, o Papa Bento XVI, o elegeu bispo da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro, tomando posse no dia 16 de dezembro de 2012.