Estamos na semana da festa da Padroeira da Diocese de Petrópolis, Nossa Senhora do Amor Divino, que será dia 31 de maio.
O Catecismo da Igreja nos ensina que:
- Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, «cumulada de graça» por Deus (139), tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX:
«Por uma graça e favor singular de Deus omnipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição» (140).
- Os Padres da tradição oriental chamam ã Mãe de Deus «a toda santa» («Panaghia»), celebram-na como «imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura» (143). Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida.
Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX definiu o terceiro dogma mariano: Imaculada Conceição de Maria. Em sua Bula “Ineffabilis Deus”, o Pontífice declarou a doutrina que ensina ter sido Nossa Senhora imune de toda mancha de pecado original, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em vista dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano. Duns Scott (1266-1308) foi o teólogo que argumentou, historicamente, em favor do privilégio mariano, baseando-se na redenção preventiva.
Mais detalhes com link para aprofundar os dogmas em www.diocesepetropolis.com.br
Quer saber mais sobre este Dogma – https://www.a12.com/academia/catequese/imaculada-conceicao-de-maria-2
Fonte: A12 – Os dogmas marianos – Academia Mariana – https://www.a12.com/academia
Dia 31 de maio, festa de Nossa Senhora do Amor Divino, Padroeira da Diocese de Petrópolis. A missa acontece nos seguintes horários: 7h, 10h, 12h15, 15h, 17h30 e 19h30