Diocese de Petrópolis no 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Na quarta-feira, dia 15, teve início o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Vitória (ES). O coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis e assessor eclesiástico do Regional Leste 1 da CNBB, Padre Alexandre Brandão está participando deste encontro, que reúne comunicadores de todo o país.

D. Darci, Pe. Marcos e Adielson de Caxias (novo coordenador do Regional) e Padre Brandão

Comunicadores de todo Brasil estão reunidos para palestras e grupos de trabalho que tem como tema principal a “Ética nas Comunicações”. A abertura do evento foi realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, e a primeira palestra foi conduzida pelo Doutor em Comunicação, Pe. Gildásio Mendes.

“Sejam bem-vindos! Um forte abraço capixaba para todos!”, saudou o Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela. Em seguida, Dom Luiz afirmou que “temos uma Boa Notícia para dar: Jesus Cristo, e com muita alegria e entusiasmo para quem não o conhece”. No discurso de abertura do evento, o Arcebispo chamou a atenção de todos para a questão da crise ética: “Estamos vivendo um momento de crise na ética, e cabe a nós sermos bons comunicadores”, afirmou.

A primeira palestra do Muticom abordou o prórpio tema do encontro, a “Ética nas Comunicações”, e foi ministrada pelo Doutor em Comunicação, Pe. Gildásio Mendes. Durante a apresentação, Pe. Gildásio destacou que o conteúdo publicado pelos internautas é reflexo da formação e educação pessoal, pois a internet não é uma consequência, mas uma causa. “Quando uma pessoa é mal-educada nas redes sociais, ela é na família e na sociedade. O problema não é o smartphone, mas a educação. A tecnologia reflete a educação das pessoas. O problema não está na internet, mas no dia a dia das pessoas”, afirmou.

O 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação conta com a presença do Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Darci Nicioli. Outras autoridades da Igreja e representantes de Dioceses e veículos de comunicação católicos do país estão presentes no evento, que termina no próximo domingo, dia 19 de julho.