Diocese de Petrópolis lembra amanhã, os 25 anos da morte de Dom Cintra e cinco anos do falecimento de Monsenhor Daher

Dom Joel Portella Amado, no dia de sua posse, visitou o túmulo de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, na Catedral de Petrópolis

Na Missa dos Santos Óleos ou do Crisma, celebrada na Catedral de Petrópolis, no dia 28 de março, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, falando do sacerdócio, lembrou o aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, que aconteceu em março de 1948, ano que tomou posse como primeiro bispo da Diocese de Petrópolis. Dom Joel lembrou também do Monsenhor Luiz Brasil Cerqueiro, falecido em 1999 e que, durante anos exerceu seu ministério sacerdotal na Diocese.

Amanhã, a Diocese de Petrópolis lembra os 25 anos da morte de Dom Cintra, ocorrida em 1999 e os cinco anos do falecimento de Monsenhor Paulo Daher, ocorrido em 2019. O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino durante os momentos de oração e missa, fará lembrança aos dois pela importância que tiveram para a Instituição, sendo Dom Manoel fundador e Monsenhor Daher, professor e um benfeitor.

Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra

Dom Manoel nasce na pequenina cidade de Piracaia (interior do Estado de São Paulo) a 11 de novembro de 1906. Nascido em família nobre, de descendência portuguesa, é filho do desembargador Dr. Cândido da Cunha Cintra e da ilustre senhora D. Antonieta da Cunha Cintra.

Foi ordenado sacerdote na Arquibasílica de São João de Latrão, em Roma, a 26 de outubro de 1930. Celebrou sua Primeira Missa na Capela Borghesi, em Santa Maria Maior, no dia seguinte. Retorna à diocese como Cura da Catedral de Cafelândia (hoje Diocese de Lins), na qual permanece até 1935.

De 1936 a 1939, Professor do Seminário Central do Ipiranga. (Já residente). De 1940 a 1947, Reitor do Seminário Central do Ipiranga. (Viveu durante 12 anos no Seminário). Em 1944 foi nomeado pela Santa Sé Visitador Apostólico dos Seminários do Brasil, cargo em que permaneceu até 1956. (Ano da inauguração final do Seminário Petropolitano).

Recebeu a Sagração Episcopal em São Paulo, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a 28 de março de 1948. Tomou posse da Diocese de Petrópolis no 25 de abril de 1948.

Como bispo diocesano inaugurou o Seminário, depois de um pedido a Nossa Senhora do Amor Divino. Criou a Universidade Católica de Petrópolis e realizou diversos trabalhos na Diocese ao longo de seu governo episcopal, que foi de 1948 até 1984.

Monsenhor Paulo Elias Daher Chédier

Monsenhor Paulo Daher é natural de Salvador, Bahia, onde nasceu no dia 25 de julho de 1931, adotou Petrópolis por sua terra, onde exerceu várias funções como padre, sendo Vigário Geral nos governos episcopais de Dom Filippo Santoro e Dom Gregório Paixão, OSB. Em 1970, recebeu do Papa Paulo VI o título de Cônego e em 1980, o título de monsenhor do Papa João Paulo II.

Ordenado sacerdote em março de 1955, continuou em Roma até setembro do mesmo ano, quando retornou a Diocese. Ao chegar, iniciou seu ministério sacerdotal ajudando na Catedral. No ano seguinte, 1956, foi nomeado pelo Bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra para trabalhar no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde ficou por 11 anos. No Seminário foi diretor espiritual e professor, contribuindo com a formação dos novos padres.

Em 1967, também por nomeação de Dom Cintra, assumiu como Pároco da Catedral, onde ficou por 19 anos. Durante este período desenvolveu vários trabalhos pastorais nas comunidades da paróquia e também teve participação em outros movimentos e eventos na cidade, como no Grupo Ação, Justiça e Paz, onde foi eleito secretário no ano de 1979, deixando o cargo em março de 1980, quando foi eleita nova diretoria.

Monsenhor Paulo Daher durante toda sua vida sacerdotal exerceu com zelo todos os serviços que lhe foram confiados, mas sempre dedicou seu tempo e entusiasmo ao anúncio do Evangelho, através da orientação espiritual de diversas pastorais e movimentos, entre eles a Catequese, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria e os fiéis, através da orientação espiritual e confissão.

Com total dedicação, monsenhor Paulo foi professor da Universidade Católica de Petrópolis durante mais de 30 anos e ainda nos últimos anos era orientador e capelão do Colégio Santa Isabel. Como Coordenador Diocesano das Pastorais, cargo que exerceu por muitos anos, monsenhor Paulo Daher teve um carinho especial na participação dos leigos, dando-lhes espaço e apoio para que possam exercer o serviço que lhes fora confiado.

Monsenhor Daher foi Administrador Diocesano, de janeiro a dezembro de 2012 até a posse de Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 16 de dezembro de 2012.

Uma de suas paixões foi a educação e por isso exerceu com total zelo o cargo de assessor eclesiástico da Pastoral da Educação, dedicando-se, junto com a professora Maria Nilva das escolas paroquiais. Nos últimos anos de sua vida, conseguiu realizar um de seus sonhos, criar uma escola de formação musical para as crianças e adolescentes das comunidades carentes de Petrópolis, alunos da rede pública de educação. A instituição ficou denominada Espaço Artístico Monsenhor Paulo Daher e está localizada no Retiro, ao lado da Escola Paroquia Carlos Demiá.

Monsenhor Paulo Daher faleceu em março de 2019.